18/06/2012 às 23:19

Rio+20: GDF incentiva plantio de árvores

Projeto inovador do GDF permite que qualquer pessoa plante a distância uma árvore nativa do cerrado em parques de Brasília

Por Carlos Rezende, enviado da Agência Brasília a Rio+20


. Foto: Lula Lopes

Por meio de um software, autoridades e personalidades presentes na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada até o próximo dia 22, no Rio de Janeiro, poderão plantar árvores em parques da capital do Brasil e ajudar a recuperar áreas degradadas do cerrado. Esse é o objetivo do projeto Plante uma Árvore, do Governo do Distrito Federal, que será lançado na próxima quarta-feira (20) pelo governador Agnelo Queiroz.

Os convidados do governador farão o plantio das árvores no Parque Bosque dos Constituintes, que simboliza o comprometimento do Brasil com a democracia e com o meio ambiente. Localizado ao lado da Praça dos Três Poderes em Brasília, o espaço é administrado pelo GDF em parceria com a Câmara dos Deputados.

O plantio virtual das mudas será feito em três totens instalados no estande do GDF, localizado no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. Desde o último dia 13, cerca de 1,5 mil mudas foram programadas do local para serem plantadas nos parques ecológicos Dom Bosco, no Lago Sul; Ezechias Heringer, no Guará; de Águas Claras, e também no Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul.

Para esta primeira fase da implantação do projeto Plante uma Árvore, aproximadamente 25 mil mudas de árvores nativas do cerrado, como ipês de diversas cores, pequizeiros, jatobás e barús estão disponíveis.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, a missão do projeto é criar laços do cidadão com a natureza e áreas verdes do Distrito Federal, com a ajuda de tecnologias interativas de ponta e a internet. Cada pessoa que plantar uma árvore vai receber uma foto da muda plantada e sua localização geográfica por e-mail. Ao lado da árvore haverá uma placa (feita com material durável e reciclável) com o nome de quem plantou. “Vamos promover o vínculo da pessoa que plantar a árvore com o Distrito Federal e ela poderá visitá-la pessoalmente no futuro”, afirmou o secretário.

“Todo este projeto, incluindo os totens desenvolvidos para a plantação virtual, saiu de graça para os cofres públicos, pois todo recurso vem do sistema de compensação ambiental”, destacou Nilton Reis, diretor do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A iniciativa inovadora é uma contrapartida do setor privado pela utilização de áreas que serão desmatadas, como o Setor Noroeste. Para isso, a empresa tem que passar pelo processo de licenciamento ambiental e fica obrigada a plantar 30 novas mudas para cada árvore retirada.

Brasília, Cidade Parque – O Plante uma Árvore está inserido no Programa Brasília, Cidade Parque, que tem como objetivo resgatar a ideia do arquiteto e urbanista Lucio Costa de transformar o Distrito Federal em um grande parque. O projeto prevê a instalação de 72 parques e 22 unidades de conservação.  

Clique aqui
 para ver a galeria completa de fotos da Rio+20.