05/07/2012 às 22:48

Veia roqueira da capital surpreende chilenos

Secretaria de Turismo do DF, em parceria com a Embaixada do Brasil, exibiu documentário “Rock Brasília – Era de Ouro” no Palácio de La Moneda

Por Secretaria de Turismo

 O Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, foi o cenário para a exibição do documentário “Rock Brasília – Era de Ouro”, de Vladmir Carvalho. O filme reúne imagens raras e depoimentos, captados no fim dos anos 80, que mostram a formação da identidade cultural de Brasília. Participaram dela históricas bandas que foram constituídas na capital federal, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

Promovida pela Secretaria de Turismo do DF, em parceria com a Embaixada do Brasil, a projeção surpreendeu os espectadores, a maioria chilenos, que descobriram a veia roqueira da cidade que abriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país. A técnica esportiva Carla Inostroza elogiou o documentário. “É interessante saber como se viveu naquela época e principalmente perceber o esforço que existe por trás de um sonho. Sempre ouvi muito falar sobre o Brasil, mas foi a primeira vez que vi algo que mostrasse a cultura de sua capital”.

O estudante de engenharia Gustavo Gutierrez disse que o filme trouxe uma nova visão do país. “Gostei muito do que vi. Foi tudo muito novo para mim. Acredito que, mais do que mostrar a história de um movimento musical, o documentário revela muito do que foi o Brasil naquela época.”

O cineasta Vladmir Carvalho, que acompanhou a exibição do documentário e a reação do público, ficou emocionado e disse estar honrado em participar da promoção de Brasília no Chile. “Fiquei muito gratificado em poder contribuir para esta iniciativa. Brasília é quase um mosaico da cultura brasileira. Nela encontramos manifestação do samba do Rio de Janeiro, do Boi Bumbá, da música nordestina, mas nenhum desses segmentos se projetaram e tiveram a visibilidade na mídia como o rock teve. Ele nasceu em um momento muito importante da nossa história.”

Oportunidade – O secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, destacou o evento como uma oportunidade para mostrar um lado ainda desconhecido de Brasília. “Trazer para o Chile um pouco do que é a história da nossa população e da nossa cultura é muito importante para conquistar o público. Este documentário revela um lado completamente desconhecido por eles”, explicou. Para o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, “Rock-Brasília – Era de Ouro”  é um marco na divulgação da cidade. “O filme é uma reinvenção de como contar a história de uma cidade. Por meio da música, Vladmir, que é uma testemunha da história de Brasília, faz o registro de alguns dos sonhos da juventude daquela época”, disse. 

 Além do filme “Rock Brasília-Era de ouro”, os chilenos poderão conhecer mais sobre a cidade por meio da mostra de cinema “Brasília Criação e Reinvenção”. Os filmes selecionados têm a mesma abordagem da história e evolução de Brasília no contexto socioeconômico, cultural e paisagístico. A mostra ocorrerá aos sábados e domingos, até o fim do mês, na Universidade Católica do Chile.