24/04/2013 às 15:04

GDF promove manhã de prevenção e combate à hipertensão

População receberá orientações sobre doenças cardiovasculares, responsáveis por 29% das mortes registradas por ano no país

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Roberto Rodrigues

BRASÍLIA (24/4/13) – O Governo do Distrito Federal promoverá, nesta sexta-feira, uma manhã de atendimento e orientações à comunidade sobre pressão arterial e riscos cardiovasculares. Ação será realizada por estudantes da Liga de Hipertensão Arterial da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), com supervisão dos médicos docentes.

 

“É uma forma de repassarmos nossos conhecimentos à comunidade e também praticarmos aquilo que vimos na teoria, contribuindo para a melhoria da saúde coletiva”, destacou o estudante do segundo ano de medicina e vice-presidente da Liga, Wilton Martins.

 

Além de aferir a pressão arterial dos participantes, os alunos oferecerão informações sobre os cuidados com a hipertensão e como prevenir doenças cardíacas. A iniciativa marca, no DF, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

 

De acordo com a coordenadora do grupo, Mouranilda Schleicher, ações como essa são organizadas periodicamente em vários pontos do DF. “Realizamos essas atividades em órgãos públicos e privados e, além disso, atuamos em comunidades mais carentes que aproveitam de forma completa as nossas orientações”, declarou.

 

DADOS – Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% das mortes registradas por ano no país – a maioria por infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

 

O problema coloca o Brasil entre os dez países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares, que estão ligadas à falta de prevenção da hipertensão arterial.

 

Serviço

Prevenção e Combate à Hipertensão

Horário: das 8:00 às 12:00

Local: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), no Setor Médico Hospitalar Norte.