25/04/2013 às 01:36

Brasília recebe evento odontológico federal pela primeira vez

Governador Agnelo  recebeu placa de agradecimento, por ser o anfitrião da cerimônia que era realizada apenas no Rio de Janeiro há quase meio século 

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRASÍLIA (24/4/13) – Pela primeira vez Brasília recebeu, hoje, a solenidade de entrega de prêmios e medalhas do Conselho Federal de Odontologia (CFH), cerimônia anual que desde 1964 era realizada apenas no Rio de Janeiro.

 

“É uma honra para Brasília sediar e ser palco das premiações do conselho. O CFH tem feito um excelente trabalho para estimular o avanço da saúde bucal no nosso país, promovendo e incentivando melhorias na rede pública”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

Na solenidade, ele foi homenageado com uma placa de agradecimento, por ser o anfitrião da cerimônia na capital, realizada no Memorial JK.

 

Em reconhecimento aos projetos inovadores e a valorização do trabalho dos cirurgiões-dentistas, os municípios de Porto Real (RJ), Resende (RJ) e São Bernardo do Campo (SP) receberam o Prêmio Brasil Sorridente. Além disso, profissionais da carreira foram homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico.

 

AVANÇOS NO DF – Em discurso, o chefe do Executivo local destacou os avanços no Distrito Federal nos últimos dois anos na área de saúde bucal. Com a participação do DF no programa federal Brasil Sorridente, será ampliada a oferta de serviços odontológicos em até 260%.

 

Em 2011, na gestão de Agnelo Queiroz, houve a maior contratação de funcionários do setor odontológico no DF. Dos 220 servidores chamados, foram lotados até o ano passado 103 em atenção primária, nas equipes da Saúde da Família, e 75 nos centros distritais odontológicos para média e alta complexidades.

 

Além disso, foram ampliados de cinco para dez os centros de especialidades odontológicas para atender os brasilienses. São dois em Ceilândia, dois em Taguatinga, dois na Asa Sul, além de Santa Maria, Asa Norte, Sobradinho e Planaltina. Mais três estão previstas para este ano.