02/05/2013 às 15:54

Agnelo Queiroz anuncia que Hospital de Campanha permanecerá em Brazlândia

Segundo o governador, estrutura atenderá pacientes até que surto de dengue em Goiás esteja controlado

Por Tolentino Melo, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

BRAZLÂNDIA (2/5/13) – O Hospital de Campanha montado em Brazlândia para atender pacientes com dengue será mantido na cidade até que o avanço da doença nos municípios goianos da Região Metropolitana de Brasília (RMB) esteja controlado, anunciou na manhã de hoje o governador Agnelo Queiroz.

 

“Nós iremos atender com o mesmo cuidado e a mesma dignidade todas as pessoas que procurarem os serviços de saúde do DF”, afirmou o chefe do Executivo local ao visitar a estrutura montada em frente ao Hospital Regional de Brazlândia (HRB).

 

O surto de dengue que a região enfrenta causou aumento na demanda por atendimento no pronto-socorro de Brazlândia.

 

O HRB teve acréscimo de 12% na procura por atendimento no pronto-socorro da clinica médica. A maioria desses pacientes apresenta suspeita de dengue e 90% são do estado de Góias.

 

Para garantir que todos sejam atendidos com qualidade, o GDF montou na cidade um Hospital de Campanha com equipes de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

 

A perspectiva inicial era de que o hospital emergencial permanecesse em funcionamento durante 15 dias, mas, como anunciou hoje Agnelo Queiroz, a unidade funcionará até que o foco da doença seja controlado no estado de Goiás.

 

AÇÃO COORDENADA – Para ajudar os municípios goianos da RMB, o GDF distribuiu 18 mil kits de diagnóstico rápido da doença. Além disso, repassou 2,09 mil telas de proteção para caixas d’água ao município.

 

O governador Agnelo Queiroz ressaltou, ainda, que o DF está trabalhando para evitar uma epidemia da doença. “O sinal laranja está aceso. Temos um novo tipo de vírus em circulação e uma epidemia no estado vizinho. Estamos fazendo de tudo para garantir que a doença não chegue ao DF”, destacou o governador.

 

Referência na prevenção no combate à dengue, o Distrito Federal não registrou nenhum caso fatal da doença em 2012.