Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/05/2013 às 19:31, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Quantidade de alunos corresponde a quase 80% dos inscritos no Passe Livre Estudantil
BRASÍLIA (10/5/13) – Mais de 140 mil alunos que utilizam o Passe Livre Estudantil (PLE) contam com o serviço do Governo do Distrito Federal para recarga do cartão nos ônibus (recarga embarcada), o que corresponde a quase 80% dos inscritos no projeto.
“O estudante ganha conforto e comodidade, pois não tem mais que se deslocar aos postos. Só precisa retornar às unidades em caso de mudança de endereço ou de troca ou inclusão de novas linhas”, explicou o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.
O cadastro foi feito primeiro para estudantes da rede pública, e depois aos alunos das escolas e faculdades da rede privada, com um total de 180 mil inscritos que podem procurar um dos 15 postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).
Ao procurar a unidade instalada no Na Hora de Ceilândia, nessa quinta-feira (9/5), o estudante de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) Thiago Wallace ficou surpreso com a novidade. “É uma vitória para os estudantes, que não têm mais a necessidade de ir aos postos com tanta frequência”, elogiou.
O universitário Jefesson do Nascimento, que faz Jornalismo na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), soube da recarga embarcada por meio dos colegas da faculdade. “Agora, não preciso mais gastar dinheiro indo aos postos e dedico mais tempo aos estudos”, relatou.
No ano passado, a recarga embarcada foi implementada como projeto-piloto em 47 escolas da área rural e em quatro escolas de Ceilândia, Cruzeiro e Planaltina. Na ocasião, mais de 8 mil alunos foram beneficiados.
LIMITE – Conforme a Lei 4.462/10, que regula o Passe Livre Estudantil no DF, os estudantes podem fazer até 54 viagens mensais, e caso tenham que exceder esse teto, devem procurar um dos postos do SBA/DFTrans para preencher um requerimento solicitando a ampliação.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento dos postos:
Segunda a sexta, das 8.00 às 17.00
Sábado, das 8.00 às 12.00
Nas unidades instaladas no Na Hora em Ceilândia e Taguatinga:
Segunda a sexta, das 7.30 às 18.30
Sábados, das 7.30 às 12.30