16/05/2013 às 13:32

Escola em Planaltina ganha nova estrutura e sistema de avaliação

Estudantes receberam equipamentos de informática, quadras e salas para projeção de filmes

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Educação


. Foto: Mariana Raphael – 07/05/2013

PLANALTINA (16/5/13) – O Centro Educacional Taquara, localizado na zona rural de Planaltina, passou por reforma na área física, com a cobertura da quadra e a aquisição de equipamentos de informática, e na área pedagógica, com a adoção de novas formas de avaliação dos alunos.

 

“Ele (o aluno) fica mais interessado quando tem recursos atrativos. Meu filho está estudando ainda mais”, afirmou Emanuel Farias martins, pai de um dos alunos, que corrobora um dos objetivos das mudanças na escola: melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações, aquém do esperado.

 

A escola, que atende 730 estudantes desde o 2º período do ensino infantil até o 3º ano do ensino médio, recebeu novas caixas d’ água, janelas modernas, mobiliário apropriado à série dos alunos, fogões, quadros brancos em todas as salas de aula e nova pintura.

 

A escola também ganhou as “salas de recursos” -para estimulação de alunos com habilidades especiais- de coordenação, de orientação e a ampliação da cozinha.

  

INCLUSÃO – A escola teve a sua sala de informática ampliada e agora conta com 15 computadores modernos, com acesso a internet, projetores para filmes e sistema de áudio digital.

 

“O aluno fica muito mais interessado nas aulas, que se tornaram mais dinâmicas. Eles podem ver slides tridimensionais de química e física e analisar os detalhes das obras de arte”, ressaltou o diretor da instituição, Volmar Ornelas.

 

A informática é utilizada de maneira lúdica, com jogos no computador. “É mais fácil pra aprender a fazer continha de matemática”, diz a aluna Maria Clara Soares Cordeiro, do 4º ano do ensino fundamental.

 

“Melhorou tudo, a organização, estrutura, limpeza, relacionamentos. Isso tudo reflete no desempenho do aluno”, contou Ruth Benck, há 13 anos professora da escola.

 

DIDÁTICA – A escola também promoveu mudanças pedagógicas ao implantar a “ficha de controle quantitativo e qualitativo”, na qual os alunos são avaliados diariamente pelas atividades apresentadas e pela disciplina.

 

Também foi instituída uma prova global, que abrange todos os conhecimentos ensinados, de forma interdisciplinar.

 

“Todos os professores recebem a ficha e controlam a aprendizagem do aluno. Isso equivale a cinco pontos da média do estudante. É um incentivo para o bom comportamento e para a aprendizagem dos estudos”, explicou o supervisor pedagógico Alexandre Lopes, responsável pelo novo modelo.

 

As provas de recuperação bimestral agora são aplicadas de maneira digital “é uma economia de tempo para corrigir e de papel”, disse Lopes.

 

A expectativa é que a escola aprimore o ensino oferecido. Para atingir esse objetivo, o CED Taquara teve sua biblioteca reaberta e está disponível para empréstimo e consultas de livros e a aquisição de R$ 12 mil em materiais e jogos educativos.

(M.M.)