16/05/2013 às 17:20

Vítimas de violência terão atendimento especial

Ludoteca entrou em funcionamento hoje, no hospital da cidade, e oferecerá apoio psicológico com atividades lúdicas, brinquedos e outros atrativos

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal – 09/08/2010

BRASÍLIA (16/5/13) – O Hospital Regional do Guará inaugurou, na manhã de hoje, a Ludoteca, uma sala criada em parceria com o Instituto Sabin, que oferecerá apoio psicológico às crianças com até 10 anos de idade vítimas de violências psicológica, física e sexual.

 

“O espaço é decorado e possui brinquedos pedagógicos como casinhas, quebra cabeça, livros e jogos para adaptar o ambiente ao tratamento especializado”, destacou a psicóloga do Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências (Nepav), Fernanda Falcomer.

 

No local, o trabalho é realizado por assistentes sociais e psicólogos, pelo menos uma vez por semana, com grupos de pacientes ou individualmente.

 

Cada criança pode passar de seis meses a dois anos em tratamento e as famílias também são incluídas na terapia.

 

DADOS – A violação dos direitos das crianças ocorre no próprio lar, na escola, na rua ou em qualquer outro local. Em 2012, foram atendidas cerca de 10 mil crianças nas 10 ludotecas da Secretaria de Saúde do DF.

 

ATENDIMENTO – Os interessados devem procurar um dos 14 núcleos dos Programas de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAVs). Confira aqui a relação dos locais onde o programa funciona.