19/05/2013 às 16:56

Mutirão facilitará emissão de documentos para ciganos

Ação da Secretaria de Justiça durante I Semana Nacional dos Povos Ciganos, em Brasília, emitirá CPF, RG e carteira de trabalho dos participantes

Por Helton Oliveira, da Agência Brasília

BRASÍLIA (19/5/13) – Participantes da I Semana Nacional dos Povos Ciganos, que acontece de 20 a 24 de maio na Granja do Torto, terão a oportunidade de obter documentos de identificação, como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, em mutirão realizado pela Secretaria de Justiça do DF (Sejus).

 

“Trata-se de uma população com pouco acesso a esses serviços essenciais. Vamos tentar atender a demanda com o máximo de agilidade possível”, assegurou o subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos da pasta, Wallyson Perônico.

 

A I Semana Nacional dos Povos Ciganos é promovida pelo governo federal para fortalecer a comunidade cigana, ao chamá-la para participar das discussões sobre políticas públicas e valorizar sua cultura.

 

O encontro receberá 300 representantes de 19 estados e do Distrito Federal, e, por isso, a pasta vai montar um estande no local que funcionará na segunda-feira das 14.00 às 19.00 e na terça, na quinta e na sexta-feira das 9.00 às 17.00.

 

O trabalho de cadastramento será realizado pela equipe de Erradicação do Subregistro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, grupo subordinado à Sejus que firmou convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


POVOS CIGANOS – Em 2011, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou 291 acampamentos ciganos em 21 Unidades da Federação – onde vivem meio milhão de pessoas -, e os estados com maior concentração de grupos ciganos são Minas Gerais (58), Bahia (53) e Goiás (38).

 

 (H.O./M.M.)