22/05/2013 às 00:09

Dado primeiro passo para reforma do Teatro Nacional

Aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do DF para contratar empresa responsável pelo projeto executivo de reforma e restauração do monumento

Por Marina Marquez, da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Brito/19.07.2011

BRASÍLIA (21/5/13) – O aviso de licitação para escolher a empresa que vai elaborar o plano de reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS) foi publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal, com edital estimado em R$4,6 milhões.

 

“Precisamos de um projeto para uma reforma total na estrutura do teatro para que se volte a ter dignidade na maior casa de ópera da capital da República”, ressaltou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

A empresa vencedora da concorrência elaborará o projeto executivo, que fará mudanças internas necessárias para adequar a casa de espetáculos às regras de acessibilidade e às determinações de segurança da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

 

“Será escolhida uma empresa com expertise principalmente em lidar com obras tombadas, que terá acompanhamento e diagnóstico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, explicou o secretário.

 

O processo de escolha, no modelo de pregão eletrônico, será no dia 4 de junho, às 10.00, e está disponível nos sites da Secretaria de Cultura e de licitações do GDF.

 

OBRA – O vencedor terá 120 dias para apresentar os projetos executivos, e posteriormente uma segunda etapa definirá a empresa que fará a obra.

 

A previsão da pasta é que a reforma comece em agosto e dure dez meses. 

 

“A restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro demorou um ano, nossa expectativa é que o Teatro Nacional seja reformado em tempo menor”, destacou o secretário de cultura.

 

O Teatro Nacional Cláudio Santoro é um dos maiores complexos arquitetônicos concebidos por Oscar Niemeyer, com 43 mil metros quadrados de área construída.

(M.M.)