04/06/2013 às 10:42

Americanos apresentam propostas para aprimorar UPA

Debates entre estudantes da Califórnia e gestores da unidade de saúde do Recanto das Emas ocorrem hoje com apresentação de nova forma de gerenciamento

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Brito-05/07/2012

RECANTO DAS EMAS (4/6/13) – Três meses depois de conhecerem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Recanto das Emas, estudantes da University of Southern California (USC) apresentam, hoje, a partir das 9.00, na Clínica da Família localizada na Quadra 104/105, propostas para aprimorar a gestão da UPA.

 

“O gerenciamento do tempo de espera, por exemplo, é uma coisa que a gente vai discutir”, detalhou Cristhiane de Aguiar, Gerente da UPA de Recanto das Emas, ao questionar quais seriam as mudanças necessárias para um atendimento mais rápido e com melhor qualidade.

 

Ela revelou que transmitiu aos estudantes americanos em março – ocasião em que estiveram na UPA pela primeira vez – dados como tempo de espera para classificação, atendimento, e distribuição dos médicos, e lembrou que “o foco da universidade (californiana) é gestão”.

 

A vinda desses universitários é resultado de parceria entre a Secretaria de Saúde, com a Escola Superior de Ciência da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (ESCS/Fepecs) e a USC.

 

Ainda de acordo com Cristhiane de Aguiar, um dos motivos para a escolha da UPA da cidade como cenário para os estudos é a utilização do Facebook como forma de comunicação com a sociedade.

 

“O Facebook serve como um termômetro da expectativa do usuário e também para que ele apresente propostas de melhorias para o atendimento”, explicou a gerente.

 

O encontro será aberto pelo coordenador-geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Sabino.

 

O trabalho realizado em parceria com a ESCS, sobre práticas viáveis e a realidade da gestão de saúde, será apresentado pelo PhD em gestão e tecnologia voltadas para operações de saúde global da Marshall School of Business (MSB), dos Estados Unidos, Sriram Dasu.

 

EXEMPLO – Outras ações consolidadas pela Secretaria de Saúde também são exemplos para profissionais de saúde estrangeiros, como a rede de Banco de Leite Humano (BLH), que desde o ano passado capacitou médicos e enfermeiros de Cuba, Uruguai, Panamá e Angola.

 

O sistema Track Care, que disponibiliza prontuário on-line para pacientes em hospitais e centros de saúde da rede pública, servirá de modelo para hospitais chilenos, conforme anunciou o diretor de uma unidade de saúde do país sul-americano, Julio Montte, em visita ao Hospital de Base na semana passada.