11/06/2013 às 12:14, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Voluntários ajudarão a atender turistas durante Copa das Confederações

Estantes serão montados em pontos estratégicos próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha e à Esplanada dos Ministérios

Por Isabel Freitas, da Agência Brasília

BRASÍLIA (11/6/13) – Os 15 mil turistas que estarão na capital federal para a abertura da Copa das Confederações terão atendimento privilegiado de 400 voluntários e receberão orientações em pontos estratégicos, como o Estádio Nacional Mané Garrincha e a Esplanada dos Ministérios.

 

“Nós brasilienses somos responsáveis pela imagem que os visitantes levarão. Se forem bem atendidos, irão falar bem da nossa cidade e, com certeza, voltarão em outras ocasiões. Brasília nunca esteve tão projetada, nacional e internacionalmente”, adiantou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

 

Nos estandes os visitantes terão acesso a informações sobre serviços oferecidos pela cidade -polícia, hospital e transporte-, e serão distribuídos mapas da cidade e o guia do torcedor, com dados sobre hospedagem, alimentação, shoppings e atrativos da cidade e seus horários de funcionamento.

 

O esquema foi montado, como teste, para o jogo entre Flamengo e Santos, quando foram feitos mais de sete mil atendimentos.

 

Entre as dúvidas dos torcedores estavam a localização dos portões de acesso ao estádio, a numeração das cadeiras, o acesso de deficientes físicos, transporte e até agenda cultural.

 

ATENDIMENTO– No sábado (15), para a partida entre Brasil e Japão, os monitores do Centro Interescolar de Línguas atenderão os turistas em estandes montados pela Secretaria de Turismo -dois ao redor da arena e cinco em estacionamentos da Esplanada dos Ministérios.

 

Na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto Internacional de Brasília, os voluntários não estarão em base fixa e circularão entre os usuários.

 

“É uma ótima experiência profissional e uma chance de conhecer o Estádio de forma participativa. É importante que os turistas conheçam nossa cidade pela visão de quem é daqui. Ninguém melhor do que os brasilienses para mostrar a nossa cidade”, comentou uma das monitoras, a estudante Vanessa Torres, de 20 anos.

 

O atendimento será coordenado por 20 servidores do GDF e monitorado por cerca de 80 voluntários selecionados, que se revezarão em turnos das 11.00 às 16.00 e das 16.00 às 20.00.

 

“Nossos colaboradores estarão a postos para orientar os turistas e brasilienses dentro e fora do Estádio. Não basta fazer uma festa grandiosa se não tiver organização”, complementou o secretário Luis Otávio Neves.

 

CATs – Com 50 colaboradores, os sete Centros de Atendimento ao Turista – localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul, Praça dos Três Poderes, Aeroporto e Rodoviária Interestadual – também ajudarão a orientar os visitantes.

 

Todos os voluntários passaram por um curso de capacitação de aproximadamente 120 horas (aulas teóricas e práticas) e são capazes de atender em até sete idiomas diferentes – inglês, espanhol, dinamarquês, japonês, francês, italiano e alemão, além de libras.

 

As unidades são equipadas com internet, materiais gratuitos impressos sobre Brasília, mapas, cartões postais e vídeos sobre a cidade, e no CAT do Aeroporto, os turistas vão ter a oportunidade de ver peças de artesanato.

 

(I.F/J.S)

 

selo - brasília junto da copa - 10 de junho de 2013 - 01