24/06/2013 às 18:02

Selecionados para Fábrica Social devem confirmar cadastro

Programa de qualificação capacitará 1,2 mil beneficiários do DF Sem Miséria na confecção de itens esportivos como bolas, uniformes e redes

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura – 08/03/2013

BRASÍLIA (24/6/13)- Começa hoje e vai até 19 de julho o prazo para os 1,2 mil selecionados no Fábrica Social- projeto de cursos gratuitos voltados a beneficiários do DF Sem Miséria- confirmarem o cadastro.

 

Quem foi selecionado no sorteio e deixou de agendar o cadastramento pelo 156 entre os dias 12 e 23 deste mês deve ligar para o 3345-2273 e marcar horário para levar a documentação para matrícula ao Centro de Capacitação Profissional, na Cidade do Automóvel.

 

Serão atendidas 60 pessoas por dia, em seis horários diferentes, de segunda a sexta-feira, e os documentos exigidos para o cadastramento são: RG, CPF, NIS, uma foto 3×4, comprovante de residência e inscrição no Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest).

 

“A procura é grande, e as expectativas são muito altas. Em duas semanas já tivemos mais de 700 agendamentos (para o cadastro)”, ressaltou o coordenador do programa Fábrica Social, Gerêncio Nelcyr de Bem.

 

As vagas que não forem preenchidas dentro do prazo pelos selecionados serão distribuídas para um banco reserva formado por pessoas que não foram sorteadas na primeira chamada.

 

OPORTUNIDADE– O programa Fábrica Social fornece auxílio-transporte, alimentação e bolsa mensal de até R$2 mil aos selecionados, que aprenderão a operar equipamentos para confeccionar itens esportivos -como bolas, redes (de vôlei, de tênis e para traves), jogos educativos e uniformes escolares- e a fazer a sua manutenção. 

 

O primeiro ciclo de capacitação durará dois anos, e a expectativa é que sejam fabricados mais de três milhões de produtos, que serão doados a escolas públicas, outros órgãos do GDF e entidades filantrópicas.

 

As oficinas de capacitação serão divididas em dois turnos de seis horas/aula (manhã e tarde), e todos os alunos serão submetidos a avaliações periódicas para conseguir os certificados de participação de cada um dos ciclos do curso.

 

Ao todo, 15% das vagas do Fábrica Social são destinadas a idosos, pessoas com deficiência e adolescentes em conflito com a lei; 80% dos capacitandos são mulheres, segundo levantamento, e 54% dos participantes são moradores da Estrutural.

 

SERVIÇO:

Cadastro de selecionados para o projeto de qualificação Fábrica Social

Período: 24/6 a 19/7

Local: Centro de Capacitação Profissional – SCIA, Quadra 14, Conjunto 2, Lote 16. Cidade do Automóvel.

Agendamento prévio pelo telefone: 3345-2273

Horários disponíveis: Manhã: 9h, 10h e 11h / Tarde: 14h, 15h e 16h

 

(H.O/M.M)