09/07/2013 às 14:08

Sala da Mulher em São Sebastião atendeu 1,8 mil pacientes este ano

Local facilita exames ginecológicos de rotina para grávidas e mulheres depois do parto

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal – 04/09/2012

SÃO SEBASTIÃO (9/7/13) – Com apenas dois médicos e duas enfermeiras obstétricas, a Sala da Mulher no Centro de Saúde de São Sebastião atendeu 1,8 mil pacientes nos primeiros seis meses deste ano, o que dá agilidade ao atendimento de mulheres no pré-natal, no pós-parto e para exames ginecológicos de rotina.

 

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e tem a agenda aberta, ou seja, atende mulheres de toda a região administrativa.

 

Inês Francisca de Oliveira, que chegou recentemente da Bahia e mora no Bairro de São Francisco, está grávida de 14 semanas e foi encaminhada pela médica do Programa de Saúde da Família (PSF) para fazer o pré-natal no Centro de Saúde.

 

“Fazer o pré-natal aqui tem sido muito bom, todos atendem bem e a sala da mulher é uma facilidade a mais no atendimento para todas nós”, contou Inês, que espera o primeiro filho e chegou ao Centro de Saúde com o encaminhamento e se consultou na mesma manhã.

 

“Aqui mesmo tiro sangue e faço os exames que a médica pediu, já é a terceira consulta que faço, inclusive já tomei as primeiras doses das vacinas de tétano e hepatite”, ressaltou a paciente.

 

LABORATÓRIO – Assim que as pacientes chegam à Sala da Mulher para fazer o pré-natal, são pedidos os “Testes da Mãezinha” para diagnosticar toxoplasmose, citolomegalovirus, rubéola, hepatites B e C, HIV, hipotiroidismo, hemobinoglopatidas e VDRL, entre outros exames.

 

Além dos testes preventivos, procedimentos de AMIU (curetagem), biópsia, exame preventivo de câncer de colo de útero, exame de mamas (ensinam também o auto-exame) e punção de mama, a Sala da Mulher também oferece atendimento em Planejamento Reprodutivo.

 

Todas as segundas e quintas-feiras pela manhã, há palestras para as mulheres que já tiveram seus filhos. Nas sextas, às 14h, é a vez do planejamento familiar entrar em pauta com abordagem dos métodos contraceptivos, como a laqueadura e vasectomia.

 

Para as gestantes do pré-natal são oferecidas palestras para o primeiro, segundo e terceiro trimestre de gravidez, sempre às terças-feiras pela manhã, de 15 em 15 dias.

 

Graziela Cardoso, 28 anos, é alérgica a látex e foi encaminhada para a Sala da Mulher para escolher um método contraceptivo e, após ouvir a palestra, decidiu pelo Dispositivo Intra Uterino – DIU.

 

” Vi que o DIU é um método seguro e me atende bem neste momento. Mês que vem, na data correta, perto da menstruação, volto aqui para colocar. Com certeza me sentirei mais segura”, relatou.

 

Para a enfermeira obstétrica Ninnonrose Cortez, que atende na Sala da Mulher, o atendimento oferecido no local é diferenciado “pois procuramos ver a paciente como um todo e a encaminhamos para a odontologia, psicologia e nutricionista quando se faz necessário”.

 

“É que a mulher fica mais sensível com a gravidez, muitas vezes sentimos quando ela não está bem e a ouvimos”, contou a enfermeira.

 

“Nosso anseio é atender bem a todos os segmentos da sociedade. Esperamos em breve abrir aqui no Centro de Saúde uma Sala do Homem, com horários diferenciados por conta da indisponibilidade de horários no trabalho”, afirmou o coordenador Regional de Saúde, Marcus Costa, ao comentar o atendimento humanizado da Sala da Mulher.

 

(M.M.)