10/07/2013 às 19:14

GDF negocia parceria internacional para beneficiar atletas universitários da região

Representantes do Palácio do Buriti também iniciaram entendimentos para que esportistas locais possam participar de intercâmbios internacionais

Por Mariana Monteiro, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Monteiro – 09/07/2013

KAZAN (RÚSSIA – 10/7/13) – Atletas universitários do DF poderão receber treinamentos para o aprimoramento de seu desempenho por uma parceria que está em negociação entre o GDF e a Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu), informaram hoje, na Rússia, representantes do Executivo local.

 

“Isto é de grande valia para a formação de novos talentos, principalmente esportistas de alto rendimento”, avaliou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Neves.

 

De acordo com ele, a Fisu se dispôs a estabelecer a cooperação esportiva com o GDF, intermediada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

 

Neves e o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, representam o governador Agnelo Queiroz na cidade russa de Kazan, onde, até 17 de julho, acontece a Universíade 2013, evento esportivo que reúne milhares de atletas universitários de 166 países e ao que Brasília pleiteia ser sede em 2019.

 

Ambos iniciaram os entendimentos para o possível estabelecimento da colaboração com o presidente da Fisu, Claude-Louis Gallien.

 

Segundo Ribeiro, a ideia é que os governos federal e do DF invistam em melhoramentos na infraestrutura de centros olímpicos do Distrito Federal e trabalhem em conjunto com a CBDU e a Fisu na formação dos atletas das universidades.

 

“A Federação entraria com toda a estrutura e know-how que já possui pelas experiências na Europa”, detalhou.

 

INTERCÂMBIO- Os representantes do GDF também tiveram encontros com presidentes de confederações esportivas universitárias de outros países para articular um intercâmbio internacional em benefício de atletas do Brasil.

 

Essa iniciativa permitiria o acesso dos brasileiros a outras culturas, costumes e alimentação, além da convivência com esportistas de outros povos.

 

Neves e Ribeiro – acompanhados da subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos da Secretaria de Turismo (Setur), Flávia Malkine – estiveram com seus homólogos da África do Sul, Suíça, Uganda, República Dominicana, Taipei, Espanha, Mongólia, Rússia, Romênia, Emirados Árabes Unidos, Costa Rica, Reino Unido e Senegal.

 

“Uma das coisas mais importantes que pudemos tratar nesta Universíade da Rússia é o intercâmbio de atletas, fundamental para o aperfeiçoamento e formação dos atletas”, considerou o secretário da Setur.

 

(MMM)