Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/08/2013 às 01:48
Alunos veem programa como oportunidade para uma profissão
BRASÍLIA (2/8/13)- Terminou hoje a primeira semana de adaptação dos participantes do “Fábrica Social”, programa implementado pelo GDF que possibilita a capacitação profissional de forma qualificada para pessoas de baixa renda inscritas no Bolsa Família – DF Sem Miséria.
“Quero começar logo a aprender. Eu estou muito feliz com esse Programa e até minha autoestima melhorou. Eu vou sair daqui sabendo fazer algo e quero um dia poder trabalhar junto com o Fábrica Social, é uma oportunidade única”, destacou a moradora da Estrutural, Elkianne Oliveira Rocha (23).
Maria de Fátima Oliveira, também moradora da Estrutural estava ansiosa pelo seu desenvolvimento no Centro de Capacitação. “Eu espero ter muito sucesso nos cursos, é a primeira vez que chega aqui um programa tão completo com o que há de mais moderno” reforçou.
De acordo com o chefe da Unidade de Capacitação e Qualificação Profissional, Marcos Roberto, o Fábrica Social objetiva a cidadania por meio da capacitação. “Vocês (participantes) terão o que há de melhor em equipamentos e instrução. Sairão daqui aptos para o mercado de trabalho”, afirmou durante o encerramento.
O período de adaptação tem como propósito orientar os participantes sobre os direitos e deveres e ensinar noções sobre empreendedorismo, cooperativismo, associativismo e sobre a estrutura dos cursos.
Foi a primeira semana e contou com atividades de Boas Vindas, palestras sobre o que é o “Fábrica Social”, postura e ética profissional, organização e segurança no ambiente de trabalho.
O FÁBRICA SOCIAL
O “Programa Fábrica Social” tem por objetivo a capacitação profissional qualificada de pessoas em situação de vulnerabilidade social e o auxílio no combate a desigualdades sociais no Distrito Federal.
O primeiro ciclo capacitará cerca de 1,2 mil participantes, todos com cadastro no CadÚnico, requisito básico para participar do Centro de Capacitação Profissional.
As oficinas de capacitação serão divididas em dois turnos, com no máximo seis horas de duração (manhã e tarde) e os inscritos recebem auxílio transporte (equivalente ao trajeto residência – Casa de Capacitação) e auxílio alimentação de R$ 304.
Serão oferecidos cursos de bordado industrial, serigrafia, corte, costura e confecção de uniformes, corte e costura de laminados (material usado para fazer bolas esportivas), confecção de bolas e redes esportivas, operação e manuseio de máquinas e equipamentos industriais.
Os alunos serão submetidos a avaliações periódicas pelos instrutores e receberão certificados ao concluírem os ciclos de capacitação, os quais terão duração máxima de dois anos.
Os materiais confeccionados serão doados para escolas públicas do DF, órgãos administrativos do GDF e entidades filantrópicas.
(R.V/T.V)