09/08/2013 às 11:17

Caesb assina acordo para melhorar sistema de saneamento de Pernambuco

Cooperação visa desenvolver uma gestão ambiental semelhante ao adotado no DF

Por Da Redação, com informações da Caesb


. Foto: Divulgação Caesb

BRASÍLIA (9/8/13) – A tecnologia utilizada pela Caesb no DF servirá de modelo para o desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário de 12 cidades de Pernambuco graças a assinatura do acordo de cooperação técnica com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no valor de R$ 754 mil.

 

“Faremos uma transferência de tecnologia do sistema adotado em Brasília e que é referência no Brasil e até no mundo, que tem o objetivo de garantir o atendimento com o menor custo possível e da forma mais simplificada”, explicou hoje a assistente de projetos especiais da Caesb, Maria Martinele Martins à Agência Brasília.

 

Entre as atividades previstas pelo acordo está a preparação dos trabalhos sociais envolvidos com a aplicação do sistema condominial, modalidade que torna o serviço mais barato e eficiente, pois as redes passam dentro das quadras residenciais.

 

“Pernambuco nos procurou porque o projeto inicial elaborado por eles para a construção do sistema das cidades estava caro e conseguimos reduzir entre 40% e 70% os custos”, complementou a assistente.

 

O foco da parceria é o Programa de Saneamento Ambiental Ipojuca, que investirá na implantação de sistemas de esgotamento sanitário em 12 cidades que ficam às margens do rio.

 

Quatro municípios receberam visitas de técnicos da Caesb para elaboração do diagnóstico.

 

A companhia tem outros acordos semelhantes em países como Haiti e Nicarágua, que assinaram os acordos com o órgão.

 

(I.F/J.S)