15/08/2013 às 23:22

HMIB terá ambulatório para crianças alimentadas por sonda

Unidade orientará pais sobre procedimentos e cuidados exigidos

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Saúde


. Foto: Divulgação/Ses/07/082012

BRASÍLIA (15/8/13)- Crianças que são incapazes de mastigar, sugar ou engolir alimentos e submetidas a cirurgia para inserção de sonda na altura do estômago, para receber a alimentação, passarão a ser atendidas no ambulatório do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

“Criamos o ambulatório porque elas exigem cuidados específicos, como a avaliação quanto o vazamento em torna da sonda, a troca do dispositivo, a orientação à família quanto à higienização e alimentação”, explicou o médico e coordenador de Cirurgia Pediátrica, da Secretaria de Saúde, Acimar Gonçalves da Cunha Júnior.

Segundo ele, muitos pais não sabiam a quem procurar após o procedimento cirúrgico, “agora organizamos o fluxo e colocamos o HMIB como centro de referência da rede de Saúde do DF para atendê-las”, destacou.

“Essas crianças precisam de consultas de três em três meses para trocar a sonda e avaliação do orifício artificial externo”, explicou o enfermeiro Maurício da Costa Baptista, especializado em gastrostomia (cirurgia para colocação da sonda).

O ambulatório, que atenderá sempre às sextas-feiras, das 14h às 18h, inicia as atividades amanhã.

Os pacientes deverão apresentar o encaminhamento dos centros de saúde ou hospitais regionais do DF para marcar a consulta, mas é possível agendar o atendimento por telefone: 3445-7704 ou 3445-7642.

(V.R/T.V)