Entre as dicas estão ficar atento aos preços diferenciados e quem poderá comprar meia-entrada
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29/08/2013 às 20:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:54
Entre as dicas estão ficar atento aos preços diferenciados e quem poderá comprar meia-entrada
BRASÍLIA (29/8/13) – A Associação Brasileira de Procons e o Procon-DF divulgaram hoje informações sobre a forma de comercialização, estabelecida pela FIFA para a Copa de 2014, dos ingressos, cuja primeira etapa de venda foi iniciada dia 20 deste mês e prossegue até 10 de outubro.
“Acreditamos na força dos órgãos de defesa do consumidor e, atentos a isso, criamos um Grupo de Trabalho para elaborar um plano específico para a atuação do Procon-DF no Mundial de 2014”, comentou Todi Moreno, diretor da autarquia.
Dentre as dicas para o consumidor ficar atento estão os preços diferenciados de cadeiras, a partir da localização nas arenas. A regra é simples: preços mais caros garantem assentos bem posicionados e preços mais baixos se destinam a assentos nas piores localizações.
Ainda que exista legislação diferenciada em alguns estados brasileiros que contemplam professores e doadores de sangue, a meia-entrada será adquirida exclusivamente por estudantes, maiores de 60 anos e participantes do programa “Bolsa Família”.
De acordo com as regras divulgadas, não haverá o direito de arrependimento pelo consumidor após a compra do ingresso, nem poderá ter revenda, repasse ou doação das entradas sem autorização da FIFA, que poderá cobrar uma taxa de 10% nos casos que permitir a revenda.
De acordo com a “Lei Geral da Copa”, editada em junho e disponibilizada no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12663.htm, os critérios para cancelamento, devolução e reembolso de ingressos, assim como para alocação, realocação, marcação, remarcação e cancelamento de assentos nos locais dos eventos serão definidos pela FIFA.
Em julho, o Procon-DF participou de uma reunião entre a FIFA e o Ministério do Esporte para discutir ações de proteção ao consumidor no Mundial de 2014, ocasião em foram debatidos os assuntos oferta e comercialização de ingressos, pacotes de viagem e oferta de hospedagens, entre outros.
(L.C/T.V)