Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/09/2013 às 14:49
Unidade móvel estacionada no Setor Leste seguirá para o Núcleo Rural Ponte Alta Norte dia 9
GAMA (2/9/13) – Moradoras da área urbana da cidade têm até o dia 6 para realizar exames na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, estacionada na Associação João XXIII, Setor Leste, Entrequadras 7/9, pois no dia 9 de setembro, a unidade segue para o Núcleo Rural Ponte Alta Norte, também no Gama.
“Há dois anos não fazia preventivo. O atendimento foi rápido e desejo que este serviço continue para a população”, disse hoje a moradora Neuzita Santos das Neves (58), que compareceu na carreta para fazer o preventivo de câncer no colo do útero (Papanicolau).
Como estava com o pedido para ecografia abdominal (ultrassom), ela ainda conseguiu realizar o procedimento.
A dona de casa, Maria Amélia Sousa Gonçalo (66), que reside no Setor Oeste, foi encaminhada pelo centro de saúde e em dois dias realizou a mamografia e as ecografias de mama, transvaginal e abdômen. “O atendimento foi excelente e os profissionais são muito atenciosos”, avaliou.
Na rede pública, a mamografia é recomendada às mulheres a partir de 40 anos, no entanto, a faixa de risco para o câncer de mama é de 50 a 69 anos de idade, especialmente entre as que nunca realizaram o exame ou o fizeram há dois anos ou mais.
Para o exame de mamografia e para o preventivo, que é indicado para todas as mulheres que já tenham iniciado a vida sexual, não é preciso encaminhamento.
“O pedido médico exigido é para as ecografias devido a necessidade de indicação clínica para a realização do exame”, esclareceu a gerente de Políticas e Programas da Regional de Saúde do Gama, enfermeira Anny Will Scarpin.
Por dia, são realizadas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer e, para ser atendida, a paciente deve apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outros serviços oferecidos na carreta são aferição de pressão arterial, taxa de glicemia e testagem rápida para HIV e Sífilis.
OUTRAS UNIDADES – Uma das carretas da saúde está em Sobradinho, no estacionamento do ginásio “Agostinho Lima”, na Área Especial da Quadra 02 e, a outra, está na Estrutural, ao lado da Administração Regional.
Desde março do ano passado, quando foi iniciado o projeto, as Unidades Móveis realizaram mais de 74 mil exames.
Informações sobre o funcionamento da Carreta da Mulher e o cronograma nas cidades estão disponíveis no endereçowww.carretadamulherdf.com.br
(V.R/T.V)