05/09/2013 às 12:53

HMIB lança manual contra infecção hospitalar

Servidores receberão material na sexta-feira (6); capacitação quer padronizar atendimento

Por Da Secretaria de Saúde

 BRASÍLIA (5/9/13)- O Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) entregará aos servidores, na sexta-feira (6), às 9h, um manual para padronizar o tratamento das principais síndromes infecciosas em ambiente hospitalar.

 

“As instruções são importantes para uniformizar e consolidar as boas práticas de controle de infecção hospitalar no HMIB”, destacou hoje o chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Felipe Teixeira.

 

Segundo o especialista, doenças como pneumonias associadas à ventilação mecânica, infecções ginecológicas e obstétricas, e de corrente sanguínea em recém-nascidos são algumas das principais síndromes contempladas no documento.

 

“Mostramos a importância das técnicas de tratamento dos pacientes, além de ressaltarmos as medidas de controle de infecção como, por exemplo, a higienização das mãos, isolamentos e precauções com doenças infecciosas e prevenção de acidentes com objetos cortantes”, explicou.

 

“É sempre bom reforçar as boas práticas no ambiente de trabalho para qualificarmos ainda mais a nossa assistência, evitando, assim, que problemas como infecções hospitalares ocorram”, afirmou a coordenadora geral da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer.

 

Para facilitar, o manual foi feito do tamanho de um livro pequeno, assim poderá ser carregado pelos servidores.

 

(V.R./J.S.)