16/09/2013 às 20:33, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Participantes do “Fábrica Social” começam a receber auxílio-produtividade

Capacitação entrou na fase prática, com confecção de redes esportivas, que renderão aumento nos auxílios pagos aos alunos

Por Da Redação, com informações da Fábrica Social


. Fotos: José Rocha

BRASÍLIA (16/9/13)- Os participantes do programa de qualificação “Fábrica Social” começam a receber, no próximo mês, as primeiras remunerações por produção, já que entraram, na semana passada, na fase prática da capacitação, com a confecção de redes esportivas.

 

“Na próxima quinta-feira (19) encerramos o cálculo da folha de pagamento e no mês que vem já pagaremos o auxílio de aproveitamento individual (valor pago ao aluno por produção), além do auxílio-assiduidade”, explicou o coordenador do programa, Gerêncio do Bem.

 

Na semana passada, as primeiras 20 redes ficaram prontas no Centro de Capacitação Profissional, o que motivou e empolgou os participantes.

 

“Tive que desmanchar a rede três vezes antes de conseguir, eu ficava pensando: agora não vou mais errar. Treinei muito, me emocionei quando terminei, e agora quero fazer pelo menos mais umas três”, declarou a aluna Elizete Maria da Conceição, 50 anos.

 

Moradora da Estrutural, Elizete tem oito filhos e trabalhava com serviços de limpeza no Centro de Ensino Fundamental 1 da cidade, de onde saiu para se dedicar ao programa.

 

Maria Aparecida Santos, de 38 anos, também é moradora da Estrutural e concluiu sua primeira rede após cinco dias. “Hoje, eu penso em ter um negócio para mim e para minha família, quero aprender tudo nos mínimos detalhes e passar para os meus filhos”, afirmou.

 

“O mais interessante é que está começando a aflorar o talento de cada um dos participantes, nossos capacitandos estão começando a se empenhar”, acrescentou Gerêncio do Bem.

 

Ao todo, cerca de 800 pessoas participam da primeira fase do “Fábrica Social”, iniciada em julho, e vão aprender a operar máquinas e confeccionar itens esportivos, como bolas, redes, uniformes escolares e jogos educativos.

 

Para isso, eles recebem auxílio-transporte, alimentação e, conforme a produção individual, terão a remuneração ampliada para até R$2 mil por mês.

 

MAIS OPORTUNIDADES– Estão abertas até domingo (22), as inscrições para 571 novas vagas e os interessados devem entrar em contato com a central de atendimento 156, entre 7h e 19h, em qualquer dia da semana, inclusive sábado e domingo, para se inscrever.

 

Quem pode participar

 

– Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal e do Distrito Federal (Cadúnico), com renda familiar per capita de até R$140 e que estejam com cadastro atualizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

– Maiores de 16 anos.

– Pessoas com deficiência.

– Pessoas idosas.

– Adolescentes em conflito com a lei, a partir de 14 anos, que estejam cumprindo medidas socioeducativas.