21/09/2013 às 13:22

Maioria das vítimas de estupro em agosto foi atacada em casa

Nesse período, foram registrados 79 casos envolvendo 81 vítimas no DF

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto:Pedro Ventura-Arquivo

BRASÍLIA (21/9/13) – Dados da Secretaria de Segurança Pública divulgados hoje revelam que 65 das 79 ocorrências de estupros ocorridos em agosto no DF foram cometidos dentro da residência da vítima ou do agressor; em 85,2% dos casos os autores tinham vínculo com as vítimas.

 

“O número de estupros ocorridos nos ambientes domésticos é alarmante e precisamos que as vítimas e seus familiares denunciem para que a polícia possa atuar”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

O levantamento mostra, ainda, que apenas 35% (28) das ocorrências foram feitas no mesmo dia do fato, e 64,6% (51) das demais foram realizadas até um ano depois do crime, o que pode dificultar a atuação da polícia e a punição do acusado.

 

Ceilândia, Samambaia, Gama, Planaltina e Taguatinga foram as cidades que apresentaram maior incidência do crime e, juntas, correspondem a 58,2% (46) dos casos.

 

De acordo com os parâmetros da Lei Maria da Penha, que passou a considerar atos libidinosos como estupro, em 51,9% (42) dos casos houve conjunção carnal.

 

O estudo mostra também que em 84% (68) dos casos a vítima tem até 17 anos de idade, sendo que 39,5% (32) dos agredidos estavam na faixa dos 9 aos 13 anos.

 

“A análise do perfil das vítimas permite que sejam elaboradas estratégias de combate e prevenção do delito e ainda serve de alerta para toda a população”, enfatizou o secretário.

 

(A.S/J.S)