25/09/2013 às 17:27

Pacientes do Hospital Regional de Taguatinga participam de pesquisa

Levantamento de opinião será direcionado ao internado

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Denise Benevides

 TAGUATINGA (25/9/13) – O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) iniciou hoje um levantamento de opinião dos usuários internados na unidade. O objetivo é medir o grau de satisfação do paciente em relação aos serviços oferecidos durante a internação e a utilização dos serviços do laboratório.

 

“Toda equipe de Saúde de Taguatinga está mobilizada a orientar o paciente no que for necessário, para que ele participe do levantamento e demonstre sua opinião sobre o atendimento recebido”, disse o coordenador-geral de Saúde do HRT, Otávio Augusto Siqueira.

 

Com isso, o hospital pretende, segundo o coordenador, melhorar o serviço baseando-se nas queixas dos próprios usuários.

 

O paciente que estiver internado na enfermaria da ortopedia, ginecologia, nefrologia, clínica médica, cirúrgica, pediátrica, cardiologia e maternidade receberá orientações sobre o questionário, composto por cinco perguntas e que será entregue pela enfermagem ao receber alta hospitalar.

 

No questionário o internado poderá avaliar como “ruim”, “regular”, “bom”, “ótimo” e “não fiz uso”, os seguintes atendimentos: recepção, enfermagem e médico, serviço de nutrição e limpeza. A opinião poderá ser colocada na urna acrílica que estará lacrada no posto de enfermagem de cada setor.

 

O mesmo critério de avaliação servirá para classificar o serviço realizado no laboratório (rotina e emergência), incluindo o atendimento na recepção, tempo de espera e realização do exame. No formulário, o paciente poderá, também, escrever o seu elogio, crítica e/ou sugestão.

 

“Esta é a minha terceira internação no hospital e sempre fui bem atendido, só que nunca falei disso com ninguém. As novas urnas de avaliação são uma oportunidade que a gente tem para poder dizer como a gente se sente, como estamos sendo tratados, o que falta e o que não falta no atendimento”, descreveu o paciente Manoel Messias, 72 anos, internado na clínica cirúrgica.

 

A pesquisa acontecerá até o dia 24 de outubro e será realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Gerência de Enfermagem e Gestão de Leitos do HRT. Ao término da pesquisa, a Coordenação de Ensino e Pesquisa irá avaliar o resultado e, conforme a necessidade, recomendará ações de melhoria no atendimento dos serviços.

 

(M.D.)