notas oficiais

21/11/19 19:23
Atualizado em 21/11/19 às 19:27

Nota de Pesar

Agência Brasília

O governador em exercício, Paco Britto, lamentou a morte, hoje (21), aos 94 anos, de Antônio Soares Neto. Mais conhecido como Toniquinho, esse goiano de Jataí entrou para a história oficial de Brasília como o responsável pelo surgimento do Distrito Federal.

Paco lembrou que foi durante um comício do então candidato à presidência, Juscelino Kubitschek, em abril de 1955, naquela cidade goiana, que Toniquinho lançaria a pergunta que mudaria para sempre a trajetória de um dos mais ilustres políticos nacionais e de milhares de brasileiros da região central do país. Diante de cinco mil pessoas, ele questionou JK que se, eleito fosse, iria transferir a capital para o interior do país.

“O senhor prometeu cumprir a Constituição. Nela está prevista a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?”, questionou, pegando o político mineiro de surpresa. Auditor Fiscal do Estado de Goiás aposentado, Toniquinho era querido por Juscelino Kubitschek, que nunca esqueceu da pergunta e do homem que mudaria seu destino.