notas oficiais e pronunciamentos

14/4/18 14:38
Atualizado em 14/4/18 às 14:38

Pronunciamento: entrega de 405 escrituras no Varjão

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

É uma alegria muito grande, minha gente, poder estar aqui no Varjão para realizar o sonho de muita gente. A Dona Maria, que teve 14 filhos, eu dizia a ela que a minha mãe teve 15, ela contava que está esperando há 30 anos, aqui no Varjão, por essa escritura. E onde nós temos ido tem sido assim. Na Vila Planalto, em Planaltina, em Samambaia, em Santa Maria, na Estrutural. Pessoas que esperaram por 20, por 30 anos, às vezes mais do que isso, para poder receber a escritura que vocês vão receber agora. Isso dá tranquilidade às famílias. Isso dá segurança às famílias. E isso valoriza o patrimônio das famílias. A gente sabe que uma casa com escritura passa a valer muito mais, além de dar uma segurança muito grande.

A gente fica muito feliz de poder realizar os sonhos dessas famílias. O nosso governo está fazendo o maior programa de regularização fundiária da história de Brasília. Estamos fazendo a venda direta de condomínios. Vamos iniciar o trecho II do Vicente Pires. E, com essas escrituras que estamos entregando hoje, vamos completar 49.644 entregues para a população de Brasília.

Mas quero aqui também registrar outras conquistas dessa comunidade. Há pouco eu estive aqui com o comandante da PM inaugurando o batalhão da Polícia Militar, aqui no Centro de Atividades do Lago Norte, que atende a comunidade do Lago Norte e a comunidade do Varjão. Muito importante, uma reivindicação antiga dessa comunidade.

É importante registrar também, minha gente, que apesar de todas as dificuldades pelas quais Brasília estava passando quando assumimos o governo, que o Brasil está passando, nós estamos conseguindo avançar. Nós já universalizamos a educação infantil para crianças de 4 e 5 anos. Todos os pais e mães que procuraram o serviço 156 para matricular suas crianças de 4 e 5 anos conseguiram vagas em escolas públicas ou em instituições conveniadas. Nós implantamos o Bilhete Único.

Essa semana eu recebi um membro do Fórum Nacional de Segurança Pública. Ele me disse, e eu fiquei muito orgulhoso, que Brasília é a unidade da Federação que mais reduziu em um governo um número de homicídios na história. Não é nesse governo não, é na história, é importante as pessoas saberem disso porque enquanto em outros lugares a violência está explodindo, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, vocês têm acompanhado isso, em Brasília nós estamos hoje com a menor taxa de homicídios dos últimos 30 anos. Quando assumimos o governo, nós tínhamos 24,6 homicídios por 100 mil habitantes e hoje nós estamos com menos de 14 por 100 mil habitantes. Nenhum governo reduziu em tão pouco tempo o número de homicídios. É claro que a gente sabe que tem muito para avançar, ainda, na segurança pública. Mas isso é uma demonstração de que estamos no caminho certo.

É uma alegria muito grande estar aqui com vocês hoje. Todos podem ter calma, porque, como podem ver, tem muita gente para atender vocês e aqui eu quero agradecer à equipe da Codhab, da Segeth. Peço uma salva de palmas para todos eles que praticamente todos os sábados estão em alguma cidade para entregar escrituras e dizer que, muito em breve, nós vamos fazer mais uma obra importante para o Varjão. Vamos fazer como obra direta, pela Novacap, que é a saída do Varjão. A nova saída do Varjão, que estava sendo muito solicitada e que nós vamos fazer.

Um abraço, um beijo no coração de cada uma e cada um de vocês. Que vocês tenham um ótimo final de semana com muita festa com essas escrituras. Valeu!

Leia a notícia: Moradores do Varjão recebem 405 escrituras neste sábado (14)