notas oficiais e pronunciamentos

12/1/18 20:14
Atualizado em 12/1/18 às 20:14

Pronunciamento: entrevista coletiva sobre a nova gestão do Hospital de Base

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Hoje foi um dia bom! O dia da entrega da orla livre para a população de Brasília, um feito histórico para a população daqui, e agora nós estamos inaugurando algo que traz muita esperança para a melhoria da saúde pública no Distrito Federal, pra melhoria da qualidade da gestão pública do Distrito Federal com inovação, com modernidade, com agilidade.

Esse é um modelo que eu tenho muita convicção que vai servir de referência para outras unidades da Federação. Essa foi uma luta grande. Eu quero agradecer em primeiro lugar ao Humberto [Fonseca, secretário de Saúde] e ao Ismael [Alexandrino], que assume hoje a presidência do Instituto Hospital de Base.

Agradeço ao Humberto e a toda a equipe da Secretaria de Saúde pela dedicação da construção desse processo. Agradeço aos parlamentares que entenderam a importância da inovação desse modelo para melhoria da qualidade do atendimento do Hospital de Base.

Quero dizer que estamos muito esperançosos, muito confiantes que, num prazo de seis meses, a população já vai sentir as melhorias promovidas pela nova gestão.

É muito importante reiterar que o Base continua 100% público, que todas as especialidades atendidas lá continuarão sendo atendidas, e o que nós estamos fazendo hoje é garantir um modelo de gestão moderna e com agilidade que permita a compra de medicamentos, o conserto de aparelhos e equipamentos, a contratação e substituição de pessoal de forma ágil, com isso trazendo benefícios a população de Brasília.

Fiz questão de hoje estar no hospital às 7 horas da manhã, de tomar um café com os servidores para cumprimentar a nova direção do hospital, porque eu tenho muita convicção de que nós estamos fazendo história com esse novo modelo de gestão.

Do ponto de vista jurídico, ele se assemelha ao modelo adotado pelo Sarah, mas, do ponto de vista social, são modelos diferentes. O Hospital de Base é um hospital de porta aberta que atende diversas emergências e especialidades e terá um modelo mais moderno de gestão.

A partir da semana que vem, a nova direção já começa a fazer os procedimentos de seleção de servidores. É importante registrar aqui que 85% dos servidores atuais optaram por continuar no Hospital de Base, o que mostra que os esclarecimentos prestados os tranquilizaram.

Eu tenho certeza que eles terão um ambiente de trabalho melhor para exercer suas funções e seu espírito público, e muitos dos servidores que optaram por sair saíram por uma questão de comodidade, de poder optar por trabalhar em um local mais próximo das suas residências.

Portanto, parabéns Humberto, parabéns servidores da secretaria que ajudaram o governo nesse processo. Faço também registro de agradecimento aos parlamentares que nos ajudaram a aprovar essa medida. E quero desejar ao Ismael e à nova direção do hospital muito sucesso.

A população tem uma expectativa muito grande em relação a esse novo modelo, que trabalha com metas muito claras que serão acompanhadas e que vão exigir, ao longo desse período, um aumento da produtividade. Um aumento do número de cirurgias e de consultas. E quem vai ganhar com isso tudo é a população de Brasília.

Leia a matéria Seleção de funcionários para Instituto Hospital de Base será lançada na próxima semana.