notas oficiais

8/5/18 15:48
Atualizado em 8/5/18 às 15:48

Pronunciamento: visita à Escola Técnica do Guará

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Essa é a segunda escola que nós inauguramos essa semana. Na verdade, essa escola já vem funcionando tem algum tempo, mas a gente ainda não tinha feito a inauguração, estávamos aguardando a possibilidade de fazer na presença do ministro da Educação para que pudéssemos agradecer a parceria.

Essa semana nós também inauguramos outra escola que também tem um formato diferente, inovador, que é a Escola do Paranoá, que vai ter a comunidade de aprendizagem dentro da mesma metodologia da Escola da Ponte de Portugal.

E aqui, como disse o secretário [de Educação] Júlio [Gregório Filho], também estamos inovando no modelo pedagógico, um modelo que também será adotado pelas demais escolas do ensino médio a partir do ano que vem.

Como foi dito, nós não podemos continuar com um modelo ultrapassado, em que as pessoas não aprendem ou aprendem muito pouco e que faz com que o Brasil esteja estacionado há alguns anos nos indicadores do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica].

Nós precisamos inovar. Nós precisamos tornar a educação mais atraente. Precisamos dar liberdade para que os jovens, os estudantes, possam escolher aquelas disciplinas que mais lhe são atraentes para a profissão que querem desempenhar.

Portanto, aqui nós não estamos apenas inaugurando uma escola, estamos inaugurando um modelo inovador que permite que os estudantes do Guará possam ter educação integral em tempo integral, possam escolher atividades profissionais que possam lhe interessar.

Nesse momento tem curso de robótica, de computação gráfica, de enfermagem, de TI [Tecnologia da Informação], atividades importantes e também uma escola que está aberta para a comunidade para práticas esportivas.

É importante registrar, pode parecer algo absurdo, mas nós tivemos resistência para implantar essa escola aqui. Foi preciso ter uma decisão política porque tinha gente, parece uma coisa tão absurda, que não queria, fizeram até manifestação contra uma escola com essa qualidade que nós temos aqui no Guará.

Portanto, é uma alegria muito grande poder inaugurar uma segunda escola em uma mesma semana e certamente para nós gestores não tem alegria maior que inaugurar uma escola ou uma creche.

Parabéns, minha gente. Parabéns, estudantes, professores, servidores. Cuidem dessa escola, essa escola é de vocês. Para que a gente possa ter cada vez mais um número maior de alunos participando dela e formando jovens que vão construir uma Brasília melhor, um Brasil melhor. Parabéns! Estamos muito felizes de estar aqui.

E muito obrigado deputado Rodrigo Delmasso. Realmente em um momento de muita dificuldade orçamentária do governo de Brasília teve um momento que essa obra estava correndo o risco de paralisar, a gente já não tinha mais orçamento do governo, precisávamos de orçamento de emenda parlamentar, e o deputado Rodrigo Delmasso nos ajudou com a emenda, e eu faço questão de fazer esse registro por questão de justiça. Meu pai dizia “o seu a seu dono”, e você também foi importante na construção dessa escola.

Muito obrigado, minha gente!

Leia a matéria Escola Técnica do Guará é oficialmente inaugurada.