10/2/20 17:26
Atualizado em 10/2/20 às 17:29

Carreta da Saúde antecipa cuidados contra hanseníase

| Foto: AR Planaltina / Divulgação

A Região Administrativa de Planaltina recebe um Consultório Itinerante da Hanseníase nesta semana, estrutura especial para atender a indivíduos com suspeita da doença. De hoje a quarta-feira (12), a uma carreta estará estacionada em frente à administração regional, com equipe da área de saúde à disposição da comunidade.

Leia também:
Planaltina ganha mais uma unidade básica de saúde

Serão atendidas as pessoas que tiverem algum tipo de mancha na pele ou sensibilidade nos nervos, que são os sintomas mais frequentes da doença. Para participar, basta ir até o consultório itinerante, preencher o cadastro e, em alguns minutos, o atendimento será efetuado.

A ação é promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Planaltina, onde três médicos, dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem estão em atuação – todos eles servidores da Secretaria de Saúde. Esse trabalho será levado a 13 regiões do DF.

Hanseníase

Trata-se de doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos, com risco de causar deformidades e incapacidades físicas. Pode ser transmitida por vias aéreas e contato próximo com pessoas que possuem a doença e não estão em tratamento.

| Foto: AR Planaltina / Divulgação

Para diagnóstico da doença é realizado exame dermatoneurológico, com teste de sensibilidade e dos nervos. Manchas no corpo, com alteração da sensibilidade no local, bem como caroços, dor e sensação de fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés são alguns dos sintomas da doença.

Com tratamento adequado, por meio de antibióticos, a hanseníase pode ser curada. O medicamento é disponibilizado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

* Com informações da Administração Regional de Planaltina