Está em busca de um fim de semana diferente no Distrito Federal? A capital oferece várias opções de diversão, cultura e lazer - muitas delas gratuitas, para curtir sozinho, com amigos ou em família. E com uma vantagem: é possível ir a quase todos os eventos sem gastar nada com transporte, em razão do programa Vai de Graça, que prevê ônibus e metrô gratuitos no domingo.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) lembra que o programa Vai de Graça não estará em vigor durante os pontos facultativos desta quinta (19) e da sexta-feira (20). Nesses dias, as tarifas serão cobradas normalmente dos passageiros nos ônibus, no metrô e no BRT. A gratuidade ocorrerá somente no domingo (22). A Semob-DF também definiu uma programação especial de horários do transporte coletivo nesses dias.
Começando pelo coração da cidade, o Museu Nacional da República recebe, até o dia 24, a Brasília Design Week 2025 (BDW25). Com mais de 40 ações gratuitas, a programação reúne exposições, oficinas, bate-papo, desfiles e circuitos urbanos que convidam o público a refletir sobre o passado, o presente e o futuro do design brasileiro. A mostra principal, Horizonte em Risco, apresenta peças que vão do artesanal ao tecnológico, com entrada livre e experiências interativas para todos os gostos.
Para quem curte um cinema com clima retrô e quer uma experiência inclusiva, o Cine Brasília abre as portas neste sábado (21), às 14h, a Sessão Acessível, com exibição do longa Lispectorante, que mergulha no universo literário de Clarice Lispector. A exibição conta com audiodescrição, legendas e Libras na tela, tudo gratuito.
Se a ideia é um fim de semana com mais música e espiritualidade, o Adore Gama promete aquecer o Setor Oeste com shows gratuitos de nomes como Mattos Nascimento, Karla Milhomem e Kote Santo, sábado e domingo, sempre a partir das 18h. A proposta é reunir a comunidade para momentos de adoração e louvor ao ar livre, na Quadra 31, com entrada franca.
Já quem aprecia bons vinhos pode reservar um tempo para a Expovitis Brasil 2025, que segue até sábado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (PAD-DF), com apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF). A feira é uma vitrine da vitivinicultura nacional, que reúne produtores, especialistas e amantes do enoturismo para degustações, palestras e experiências sensoriais. Os ingressos variam entre R$ 95 e R$ 210, com opção de passaporte para os três dias.