Nesse sábado (5), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas comemorou 13 anos de funcionamento, marcados pelo cuidado e acolhimento à população. Desde junho de 2019, a gestão da unidade está sob responsabilidade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que, nesse período, já realizou 134.431 atendimentos na UPA.
A unidade é uma das quatro UPAs do Distrito Federal que oferecem atendimento pediátrico, um serviço bastante demandado pela comunidade local e que foi implementado pelo IgesDF há dois anos. Desde sua implantação, só em atendimentos pediátricos, foram registrados 29.553 procedimentos. Somente em 2025, até o mês de junho, já foram realizados 15.258 atendimentos em pediatria e 26.726 em clínica médica.
A equipe da unidade busca sempre tornar o ambiente mais leve para as crianças atendidas. Segundo a gerente da UPA, Idê Ingrid Rodrigues, o ambiente hospitalar pode ser assustador para os pequenos em um primeiro momento. “Usamos brinquedos e desenhos para deixar a ala pediátrica mais agradável. Quando há condições, levamos todos para o lado de fora para brincar ao ar livre e tomar um sol, isso auxilia na recuperação”, destaca.
Acolhimento que marca
Com programas infantis selecionados exibidos 24 horas por dia na TV da pediatria, desenhos para colorir e brinquedos para distraí-los entre uma medicação e outra, o resultado tem agradado pais e responsáveis.