19/11/2015 às 12:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DF envia a Minas Gerais 50 mil litros de água doada por brasilienses

Nove caminhões com os donativos saíram nesta quinta (19) em direção a Governador Valadares. Pelo menos outros 24 mil litros serão entregues até sábado (21)

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os brasilienses se empenharam para ajudar pessoas afetadas pelo rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais. Nesta quinta-feira (19), um comboio formado por nove caminhões do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito (Detran) saiu de Brasília levando 50 mil litros de água potável, doados pela população do Distrito Federal. O destino é Governador Valadares, onde os moradores também sofrem com os problemas causados pelo desastre.

Os donativos, arrecadados desde segunda-feira (16), foram entregues em batalhões do Corpo de Bombeiros de todo o DF e em postos da Defesa Civil. Até a última contagem da corporação, no fim dessa quarta (18), havia 74 mil litros de água. Os outros 24 mil deverão ser levados para Governador Valadares até sábado (21).

A campanha chegou ao fim, mas a quantidade de água doada pode superar os 74 mil litros, uma vez que há doações que ainda não puderam ser contabilizadas pelos militares. Os batalhões do Lago Norte e de Samambaia, por exemplo, ainda têm vários galões e garrafas, mesmo após o carregamento dos caminhões.

Mobilização
Nesta manhã (19), o governador Rodrigo Rollemberg participou de uma solenidade de despacho dos donativos para Minas Gerais, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros. Ele agradeceu o empenho dos brasilienses.

“A população de Brasília se mobilizou, manifestando muita solidariedade. Coube ao governo ajudar e conseguir os meios para levar essa água até Governador Valadares. Conversei com os prefeitos das cidades mineiras atingidas, e nossas instituições estão à disposição para ajudar, da maneira que for preciso, as pessoas afetadas por esse desastre.”

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, se surpreendeu com a grande arrecadação em apenas 72 horas. “Tivemos um êxito até acima do esperado. Agradecemos mais uma vez a população e a integração das forças de segurança pública.”

Estiveram presentes na solenidade a secretária interina da Segurança Pública e da Paz Social, Isabel Figueiredo, o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Josias Seabra, o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, e o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim de Sousa.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157661407497251″ title=”DF envia a Minas Gerais 50 mil litros de água doada por brasilienses”>https://farm1.staticflickr.com/673/22518503623_7cae669403_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”DF envia a Minas Gerais 50 mil litros de água doada por brasilienses”>