Região responde por 60% da produção de grãos do DF
" /> Região responde por 60% da produção de grãos do DF">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/08/2011 às 03:00
Região responde por 60% da produção de grãos do DF
Ailane Silva, da Agência Brasília
Planaltina completa 152 anos nesta sexta-feira (19/08) e a população poderá comemorar com uma série de ações realizadas na cidade pelo Governo do Distrito Federal. Entre as melhorias estão as reformas do Centro de Saúde Nº 1 e do Hospital Regional (HRPL), que voltará a ter o pronto-socorro funcionando; as inaugurações das coberturas das quadras esportivas das escolas, da sede do Conselho Tutelar e do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) de Tabatinga; além do recapeamento do asfalto. A população também participa da festa que conta com shows, apresentação de filmes, entre outras atrações.
O administrador da cidade, Nilvan Pereira de Vasconcellos, ressaltou que a cidade possui a maior área rural do Distrito Federal. “Planaltina possui um grande número de núcleos rurais, entre eles Taquara, Piripipau, Tabatinga, São José, Rio Preto, Monjolo, Rajadinha, Coperbras, Fazenda Larga e Santos Dumont. A cidade responde por cerca de 60% da produção de grãos do DF”, disse. Entre alguns produtos da região estão o maracujá, feijão, pimentão e soja.
Parte da produção é exportada por meio da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) em parceria com a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Para facilitar a comercialização, o GDF atua na ampliação da DF 355. “A medida viabiliza o aumento do escoamento da produção, o que incentiva ainda mais a agricultura”, explicou o administrador. Além disso, os núcleos rurais Tabatinga e Taquara receberam também a ampliação de distribuição de água potável, o que foi importante, principalmente, para os estudantes do centro Educacional de Taquara e Várzea.
Já na área de saúde, o GDF está realizando uma série de ações desde o começo do ano. A população poderá contar com a reinauguração, no dia 19, do Centro de Saúde Nº 1, que passou por reformas; além do Hospital Regional de Planaltina, que nunca havia recebido reforma que contemplasse toda a sua estrutura e estava com o pronto-socorro sem funcionamento. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF) também ganhou um prédio novo para funcionamento.
Outra boa notícia é a retomada das obras do asfaltamento nas estâncias de 1 a 5, e no Arapoanga, que estavam paradas desde 2010. Planaltina também vem passando pela Operação Cidade Limpa, ação desenvolvida pela Secretaria de Governo, por meio da Coordenadoria das Cidades e órgãos parceiros, como a CEB e a Caesb. A cidade está sendo contemplada, pela segunda vez, com poda de árvores, recolhimento de lixo, reposição de lâmpadas, desobstrução de boeiros, entre outros.
Quanto à educação, a Secretaria de Educação solicitou a Administração Regional da cidade indicações de áreas para a construção de novas escolas. Além disso, até o final do ano será entregue, na Estância 3, uma nova escola para atender a educação infantil. As obras já foram iniciadas. Além disso, escolas já estão sendo contempladas com a cobertura das quadras de esporte.
De acordo com o administrador, Planaltina também conta com operações realizadas periodicamente pelos batalhões de polícia, além da visita do Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal.
A população também desfruta de três Pontos de Encontro Comunitário, já inaugurados em Mestre D’armas, na Vila Nossa Senhora de Fátima e na Estância Planaltina, que também ganhou uma quadra de esportes.
O morador da cidade Sebastião Alves da Costa, 55 anos, conta que ele e seus cinco filhos nasceram em Planaltina. “A cidade é muito importante historicamente. Aqui é um lugar muito bom para se morar”, disse.
Turismo
A Pedra Fundamental é um dos grandes marcos da cidade. O local é o ponto em que Brasília seria construída. Na pedra está escrito: “Sendo presidente da República o excelentíssimo dr. Epitácio da Silva Pessoa, em cumprimento ao disposto no decreto 4494, de 18 de janeiro de 1922, foi aqui colocada em 07 de setembro de 1922, ao meio dia, a Pedra Fundamental da futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil”.
Outro local é o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, localizado no Setor Tradicional da cidade. Este é o maior patrimônio de valor histórico de Planaltina. O Museu, construído por Afonso Coelho Silva Campos. Ele foi inaugurado em 22 de abril de 1974 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1987.
Planaltina possui características singulares. O Vale do Amanhecer, por exemplo, é conhecido internacionalmente por seus cultos. Na cidade também são realizadas celebrações tradicionais como a Via Sacra, Cruzada Evangelística e a Festa do Divino.
Além disso, há a Paróquia Matriz de Planaltina, o hotel O Casarão, o Lar dos Idosos e a Igreja de São Sebastião, que inicialmente foi construída em adobe e palha. Construída em 1880, conserva até hoje as mesmas características. Em 1982, foi tombada pelo Governo do Distrito Federal.
Festa
De acordo com o administrador, Nilvan Vasconcellos, as comemorações do aniversário de Planaltina começaram em julho e terminarão em setembro, contemplando várias áreas. “Há atividades culturais, como mostra de cinema, shows, inaugurações de melhorias na infraestrutura, entre outros”. A Secretaria de Cultura apoiou viabilizando os artistas para a realização dos shows.
O morador da cidade, Élio Gomes da Silva, 33 anos, mora desde que nasceu em Planaltina e aprova a iniciativa. “Eu participo das comemorações que ajudam no aumento da cultura entre os moradores da cidade”
Confira a programação desta semana
Até dia 15/9
Cinema em cartaz – Apresentação diária de filmes culturais, exposição das atrações históricas e turísticas da cidade
Horário: Das 08 às 18h, de segunda à sexta-feira
Local: Prefeitura Velha
16, 17, 18 e 20/8
Torneio de Truco
Local: Funções Múltiplas
19/8
Baile da Estudantina – Banda – Matuskela
Horário: 20h
Local: Funções Múltiplas
Dia de Esporte, Lazer e Cultura
Horário: Das 8 às 17h
Shows com as bandas Patubatê, Alíne II e Brasília Bands
Horário: Das 19 às 22h.
Local: Praça do Estudante
20/8
Qualificando os espaços públicos
Caravana esportiva com as bandas Sambrasília, Trem das Cores e Real Samba
Horário: De 8 às 22h
Local: Praça do Estudante
21/8
Desfile Cívico
Horário: A partir das 9h
Local: Avenida em frente à Administração