Novo estabelecimento pode ser instalado em Planaltina, para beneficiar mais de 200 produtores

" /> Novo estabelecimento pode ser instalado em Planaltina, para beneficiar mais de 200 produtores

">

24/08/2011 às 03:00

GDF estuda criar entreposto da Ceasa

Novo estabelecimento pode ser instalado em Planaltina, para beneficiar mais de 200 produtores

Por

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda criar um entreposto da Ceasa em Planaltina, para dar melhores condições de venda aos mais de 200 produtores que comercializam ao lado da feira permanente da cidade. Na última sexta-feira (19), foi realizada uma audiência pública para debater o tema. Hoje, a “pedra” de Planaltina — como é chamado o local — já comercializa mais de 1 milhão de toneladas de alimentos por mês, o que demonstra o potencial de crescimento e a necessidade da instalação do entreposto.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Lúcio Valadão, lembrou que o projeto de desenvolver o abastecimento da região de Planaltina — que recebe produtos de outras cidades do DF — demanda a criação de condições dignas para comercializar os produtos. “Esse canal entre produtor e varejo beneficia o consumidor final, que vai adquirir produtos frescos”, apontou Valadão.

Os produtores vendem para supermercados e restaurantes da região todas as terças e sextas-feiras. O local usado atualmente é um estacionamento descoberto e com pouca infraestrutura.

De acordo com o presidente da Associação dos Horticultores e Floricultores Atacadistas de Planaltina, Ricardo Krewer, são mais de 10 anos trabalhando com poucas condições. “Esse projeto vai permitir a ampliação de nossa produção com local de armazenamento adequado, além de melhor organizar os produtores”, observou.

A apresentação da maquete do projeto foi feita pelo presidente da Ceasa, Júlio Menegotto. Ele destacou que o fato da empresa ter orçamento próprio vai fazer com que o projeto seja executado mais rápido. Menegotto ressaltou que pretende começar as obras em fevereiro de 2012 e para isso já tem R$ 8 milhões disponíveis.