Governador Agnelo Queiroz dá início à campanha para prevenir acidentes com crianças
" /> Governador Agnelo Queiroz dá início à campanha para prevenir acidentes com crianças">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/08/2011 às 03:00
Governador Agnelo Queiroz dá início à campanha para prevenir acidentes com crianças
Dalila Góes, da Agência Brasília
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na tarde desta terça-feira do lançamento da campanha Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes. Feita por meio de uma parceria entre as secretarias da Criança e de Assuntos Estratégicos, e com apoio das sociedades Brasileira e do DF de Pediatria, a campanha tem como objetivo a prevenção de acidentes na infância.
“Pelo menos 90% das lesões com crianças e jovens poderiam ser evitadas com atitudes simples, como a proteção de uma tomada, a cobertura de uma piscina, o armazenamento correto de remédios e produtos de limpeza”, alertou o governador Agnelo Queiroz. Médico cirurgião, ele lembrou dos inúmeros casos que atendeu em hospitais de crianças e adolescentes que se machucaram em casa.
A campanha começará a ser veiculada a partir desta quarta-feira (31/08), no rádio, na televisão, em pontos de ônibus e em jornais de grande circulação. Além da utilização dos espaços midiáticos para a difusão do tema, está prevista a realização de palestras em todas as escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal.
Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdade de Medicina do Planalto Central (FAMEPLAC) serão responsáveis por promover encontros com pais e professores para debater formas eficazes de prevenção de acidentes. “Estou muito confiante no sucesso desta campanha. Tenho certeza de que não será um projeto de dias, mas sim de muitos anos. A sociedade organizada nos ajudará a levar esta mensagem a pais, cuidadores e responsáveis”, ressaltou Agnelo Queiroz. “Por mais óbvias que sejam as orientações, é preciso que sejam levadas a sério. Vamos prevenir e garantir uma infância saudável”, pediu o governador.
Cartilha – A campanha também conta com uma cartilha com ilustrações e linguagem acessível, que será distribuída em escolas e postos de saúde como uma importante ferramenta na conscientização da comunidade.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a principal causa de óbitos de pessoas de até 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem todos os anos. “No Distrito Federal, a situação não é diferente. A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza. Por isto este trabalho se faz tão importante. Fico muito feliz que o nosso governador tenha entendido o valor desta iniciativa. Não há nada mais precioso que uma infância e uma juventude saudáveis”, louvou o médico pediatra e secretário da Criança, Dioclésio Campos Júnior.
Saiba mais:
O dia 30 de agosto foi instaurado pela ONG Criança Segura como o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, com a meta de incentivar instituições a somarem esforços na disseminação de informações sobre a causa. A data estimula o desenvolvimento de ações em todo o país que promovam o diálogo sobre o tema, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças.
Participaram ainda do lançamento da campanha contra acidentes com crianças os secretários de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; de Comunicação, Samanta Sallum; Particular do governador, Bolivar Rocha, e da Juventude, Fernando Nascimento Silva Neto; o administrador de Brasília, Messias de Souza; os presidentes das sociedades Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, e de Pediatria no Distrito Federal, Vera Bezerra; bem como a representante da Liga de Pediatria da Universidade de Brasília, Janaína Oliveira.