Por determinação do governador Agnelo Queiroz, Corpo de Bombeiros começa a usar avião mais moderno do mundo em combate a incêndios para debelar focos registrados em todo o Distrito Federal

" /> Por determinação do governador Agnelo Queiroz, Corpo de Bombeiros começa a usar avião mais moderno do mundo em combate a incêndios para debelar focos registrados em todo o Distrito Federal

">

09/09/2011 às 03:00

Avião é usado no combate ao fogo

Por determinação do governador Agnelo Queiroz, Corpo de Bombeiros começa a usar avião mais moderno do mundo em combate a incêndios para debelar focos registrados em todo o Distrito Federal

Por

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, solicitou ao comando do Corpo de Bombeiros Militar do DF que viabilizasse a entrada em operação do avião recém adquirido pela corporação para combater os focos de incêndio que se multiplicam pelo território brasiliense. A aeronave, que é capaz de carregar 3,1 mil litros de água por viagem e entrou em operação nesta sexta-feira, está em fase de testes e de treinamento de pilotos.
 

“Terminamos a primeira etapa do nosso treinamento ontem. Mesmo antes de fazer a entrega oficial da aeronave à corporação, o governador determinou seu uso, devido à gravidade da situação meteorológica (com baixa umidade) e a intensificação das queimadas pelo DF”, afirmou o piloto do Corpo de Bombeiros major Wallace Brandão. Além dele, o também major Florindo e os capitães Pimentel e Dias Silva receberam treinamento dos estados da Georgia e da Flórida, nos Estados Unidos, para operar o novo equipamento.
 

Trata-se do avião americano Air Tractor, modelo AT-802F. A aeronove é considerada a mais moderna do mundo para combate a incêndio. O modelo adquirido pelo Governo do Distrito Federal é a versão mais completa já fabricada deste avião. No Brasil, apenas o Distrito Federal conta com o equipamento, que também é usado pela Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Israel, Austrália e Nova Zelândia.
 

O avião conta com motor turboélice, com 1,3 mil cavalos de potência, e autonomia para realizar quatro horas de vôo ininterruptas, sem a necessidade de reabastecer. Segundo o major Wallace Brandão, o avião só desce para receber nova carga de água. “Ele faz disparos múltiplos. Ou seja, pode começar e interromper um lançamento e seguir para outra área de incêndio. Em três minutos carregamos com água e ele decola novamente”, explicou.
 

A licitação para compra do equipamento começou em meados de 2010. Um trabalho complexo, que exigiu pesquisa mundial para garantir a compra da versão mais moderna e eficaz no combate a incêndios. O processo de licitação foi concluído no final de junho e a aeronave chegou ao Distrito Federal em meados de julho, quando o Corpo de Bombeiros Militar enviou quatro de seus pilotos para o treinamento em solo norte americano. Um segundo avião do mesmo modelo será entregue ao GDF em novembro. Cada aeronave custou cerca de US$ 1,9 mil.
 

Durante todo o dia de hoje, o avião sobrevoou e ajudou no combate ao incêndio que consome, há dois dias seguidos, a região de Vargem Bonita, área rural localizada no Park Way. Parte da Fazenda Água Limpa, de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), foi atingida pelas chamas, que destroem uma área nobre de cerrado, com inúmeras espécies da fauna e da flora nativas. Diariamente, o Corpo de Bombeiros Militar encaminhará o reforço para debelar as chamas nas áreas mais atingidas.

00015119

Foto: Mary Leal