12/09/2011 às 03:00

Brasília Sem Pedofilia

Projeto da Secretaria de Justiça alerta crianças e adolescentes sobre os riscos da pedofila e como combatê-la

Por


. Foto: Divulgação Sejus

Da Agência Brasília

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania fez o lançamento oficial do projeto Brasília sem Pedofilia, na manhã desta segunda-feira, no SESC da Ceilândia. Para o evento foram convidadas mais de 400 crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade.
 

“É preciso que todos se unam contra esse mal que assola nossas crianças. Nós da secretaria de Justiça estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso a participação e a colaboração de todos, do governo e da sociedade”, alertou o secretário adjunto, Jefferson Ribeiro.
 

Segundo o subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos, Todi Moreno, as palestras nas escolas fazem parte da primeira etapa do projeto que vai contemplar ainda a distribuição de material sobre a pedofilia em lugares estratégicos, como lan houses. “Queremos promover com esse projeto uma mudança de comportamento na sociedade, por isso estamos agindo e dando o primeiro passo”, explica.
 

Durante o lançamento do projeto, os alunos com idade entre nove e dez anos participaram de atividades recreativas com palhaço e mágico para deixá-las tranquilas e descontraídas para ouvir as importantes informações.
 

As crianças assistiram a uma palestra com o policial civil Mário Gil, que explicou de forma didática para a idade deles todos os perigos envolvendo a pedofilia e a exploração sexual de menores. “Vocês precisam saber o que é a pedofilia, como ela acontece, onde ela está e, principalmente, como denunciar o agressor, pois somente com conhecimento é que poderão se defender”, disse Mário Gil.
 

O projeto já existe desde maio deste ano e consiste em ministrar palestras em escolas públicas e privadas com o objetivo de alertar pais, alunos e professores dos perigos da pedofilia e da violência sexual contra crianças e adolescentes. Até o momento, já foram realizadas 46 palestras para mais de 6.100 ouvintes.