PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows
" /> PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/09/2011 às 03:00
PMDF entra na contagem regressiva dos mil dias para a Copa. Há simulações de abordagens, desarmamento de explosivos e combate ao tráfico de drogas. Dia termina com ação durante shows
Nesta sexta-feira (16/09), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificará o policiamento em pontos estratégicos do Distrito Federal, em especial nos eventos que marcam os mil dias para a Copa do Mundo de 2014. A Polícia Militar pretende utilizar os shows como mais uma oportunidade para o treinamento dos PMs que atuarão durante o Mundial. Durante todo o dia cerca de 50 batalhões da corporação, com quase 1,5 mil policiais, em 88 viaturas e 82 motocicletas, garantirão a segurança da população que irá participar da programação cultural.
O trabalho começou às 6h, quando cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) fizeram uma varredura no mirante da Torre de TV. Entre o monumento e a Praça das Fontes, o esquadrão anti-bombas desarmou um artefato que estava dentro de uma mala. “A simulação ocorreu como esperado. O objeto foi deixado aqui e após passarmos pelo raio-x confirmamos que era um explosivo. O operador, vestido com roupas apropriadas, fez a desativação. A operação foi um sucesso”, explicou o chefe da Comunicação da PM, Major Adriano Meirelles.
De acordo com o comandante do Esquadrão de Bombas, capitão Borges, esses testes são importantes para preparar a cidade para possíveis ataques durante a Copa do Mundo. Afinal, a maioria dos órgãos governamentais e representações diplomáticas estão na capital da República. “Esses treinamentos são realizados já pensando na Copa de 2014. Todos os procedimentos são feitos dentro das normas de segurança internacionais”, destacou o capitão. O trabalho na Torre de TV terminou com a equipe do BOPE treinando técnicas de rapel num dos mais visitados monumentos de Brasília.
No Lago – Ainda durante a manhã, o Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) realizou simulação de abordagem em embarcações nas margens do Lago Paranoá e também fez o patrulhamento no Parque Ecológico Dom Bosco. A equipe composta por 16 policiais utilizou quatro embarcações e quatro jet skis, além de uma viatura Nissan Frontier, usada para apoiar, em terra, a abordagem. O carro é uma das 61 novas viaturas especiais adquiridas pela corporação para ser usada também durante os jogos da Copa.
O comandante de Abordagem à Embarcação, Cláudio Ribas de Sousa, explicou que esse tipo de atuação é feita rotineiramente. “No entanto, temos que realizar mais treinamentos para garantir a segurança tanto da população do DF quanto dos turistas. E sabemos que o lago será um lugar bastante procurado”, comentou.
Ainda de acordo com o comandante, para a Copa de 2014, 36 homens trabalharão constantemente para realizar as abordagens a condutores de embarcações que estiverem embriagados ou indivíduos que cometerem crimes ambientais, por exemplo. “Esse número de policiais é suficiente para monitorar o lago. Além disso, hoje nós já contamos com seis embarcações, sendo seis Flex de 7,5 metros e duas de 5,60 metros, uma lancha Triton Comando Móvel e oito jet skis com 1600 cilindradas”, enumerou o oficial.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck também entrou no roteiro das operações especiais preparadas pela PMDF para esta sexta-feira. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) foi usado em demonstrações de farejamento de drogas e explosivos. Além disso, militares do Grupamento de Policiamento Turístico (Gptur), fluentes em mais de um idioma, participaram de treinamento de atendimento ao público: serão eles os responsáveis pelo contato com turistas e delegações estrangeiras.
As atividades continuam durante toda a tarde e noite, só terminando ao fim dos shows no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília. Confira a programação dos treinamentos:
13h – Policiamento aéreo, realizado pelo Batalhão de Aviação Operacional (Bavop). Até às 18h, área central de Brasília. Após esse horário e até o fim dos shows, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília.
16h – Ponto de bloqueio e fiscalização de trânsito, feito pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV). Local: DF-004, próximo ao Clube do Servidor.
17h – Policiamento tático e abordagem tática, feita pelo Patamo, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Local: Parque da Cidade.
18h – Demonstração e atuação do Choque Montado, realizado pelo Regimento de Polícia Montada (Rpmon). Local: Estádio Mané Garrincha, durante o início dos shows.