04/10/2011 às 03:00

Corpo de Bombeiros promove curso internacional

Integrantes de 29 países realizam curso de combate a incêndios florestais em Brasília

Por

Da Agência Brasília

Começou nesta segunda-feira (3/10) o primeiro curso internacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O curso oferece 30 vagas para bombeiros de países em desenvolvimento, especialmente àqueles nos novos focos da cooperação brasileira e será realizado no Centro de Treinamento Operacional do CBMDF (CTO).

O curso ocorre entre os dias 3 e 12 de outubro, com duração de 80 (oitenta) horas/aula, e capacitará os bombeiros estrangeiros a desempenhar atividades de prevenção e combate aos incêndios em vegetação, valendo-se de técnicas e táticas adequadas ao controle dos riscos de incêndio ao meio ambiente.

Os candidatos foram selecionados em um universo de mais de 90 inscritos. Entre os escolhidos estão seis mulheres e 24 homens provenientes de 29 países – Argélia, Quirguiz, Venezuela, Guiné-Bissau, República Democrática do Congo, Uruguai, São Tomé e Príncipe, Granada, Belize, Fiji, Equador, Costa Rica, Guatemala, Dominica, Tanzânia, Senegal, Sri-Lanka, Cabo Verde, México, Cuba, Colômbia, Botsuana, Egito, Zimbábue, Ruanda, Seichelles, Paraguai, Líbano e Tunísia.

O curso é parte integrante do programa “Capacitação Técnica Brasileira – Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas Sociais”. A cooperação técnica internacional está inserida no planejamento estratégico do CBMDF e está em consonância com o Plano de Governo do DF, que tem como metas a excelência do serviço prestado à sociedade, a ampliação das medidas de proteção ao meio ambiente e o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública, por meio da capacitação e da valorização do capital humano e, sobretudo, visando a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.