Agnelo Queiroz explica as políticas de valorização de nossos educadores e crianças. Ele também prestou homenagem aos 51 anos do Gama

" /> Agnelo Queiroz explica as políticas de valorização de nossos educadores e crianças. Ele também prestou homenagem aos 51 anos do Gama

">

11/10/2011 às 03:00

Conversa com o Governador

Agnelo Queiroz explica as políticas de valorização de nossos educadores e crianças. Ele também prestou homenagem aos 51 anos do Gama

Por

Secretaria de Comunicação

Três importantes datas são comemoradas nesta semana: em 12 de outubro, o Dia da Criança e o Aniversário do Gama; em 15, o Dia do Professor. Por isso, os três assuntos foram tratados no programa Conversa com o Governador que foi ao ar na manhã desta terça-feira (11).

Logo na abertura desta edição, o governador se dirigiu aos 28.154 professores efetivos e 12.831 aposentados do Distrito Federal, apresentando uma análise de como a valorização dos docentes tem impacto direto na qualidade da Educação. “A educação é a base para o crescimento de qualquer país. Para um processo de aprendizagem de qualidade temos que focar em pilares fundamentais como: a valorização dos profissionais da educação, a atualização dos currículos de ensino, a gestão democrática e o investimento em boas estruturas físicas, que precisamos recuperar aqui em Brasília”, explicou.

Agnelo Queiroz detalhou as políticas públicas em andamento para melhorar, cada vez mais, a educação pública do DF. “Lançamos o Programa para a formação de professores em cursos de graduação e pós-graduação. A partir do ano que vem 800 professores da rede de ensino que ainda não têm curso superior, poderão ter o seu diploma. Nossa cidade será a primeira capital com todos os professores com nível superior. O reflexo será muito positivo para a qualidade na educação.”

O planejamento da educação também foi tema do programa Conversa com o Governador. Na questão pedagógica, o governo iniciou a reestruturação de um novo currículo escolar e o projeto de lei da gestão democrática nas escolas. Agnelo Queiroz reafirmou seu compromisso com a educação. “Meu governo tem compromisso com a participação de todos os atores da comunidade escolar. É um diferencial para a educação quando a comunidade, no caso, os professores, funcionários, pais e alunos, todos fazem acontecer.”

O Dia do Professor será celebrado no próximo sábado, 15 de outubro. O governador Agnelo Queiroz enumerou os motivos para comemorar a data: “O nosso governo atendeu a reivindicação da categoria quando fez a recomposição dos salários, e está repassando um reajuste de 13,83% em três etapas: uma em abril, outra em setembro e a última em março do ano que vem. Foi criada uma Comissão com integrantes do Governo e do Sindicato dos Professores para trabalhar na reestruturação do Plano de Carreira do Magistério Público do DF. Esse Plano de Carreira faz parte da pauta de negociação da categoria com o Governo.”

Também foi autorizado o reajuste do auxílio alimentação a partir de 1º de julho e o governo se comprometeu a implantar, a partir de janeiro do ano que vem, um plano de saúde para os professores e os funcionários da carreira de assistência. “Os professores merecem a nossa homenagem, o nosso respeito porque eles cuidam do que há de mais precioso na sociedade, que é a educação dos nossos filhos”, concluiu Agnelo Queiroz.

Dia das crianças – O governador destacou, em seguida, a prioridade que esta gestão dá aos nossos meninos e meninas. Tanto que o Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a contar com uma Secretaria de Estado da Criança, justamente para tratar das políticas de proteção, prevenção e valorização dos pequenos brasilienses. “Eu criei a Secretaria da Criança e ela significa um avanço na construção de políticas públicas para a infância”,

Agnelo Queiroz parabenizou os profissionais e funcionários do Governo do Distrito Federal que se dedicam ao cuidado com as crianças. “Nosso trabalho é de muita responsabilidade e a prova disso é que há duas semanas recebemos um Prêmio do Ministério da Saúde pelo Programa de Amamentação. Esse programa coloca o Distrito Federal como a única capital do nosso País que tem um programa de amamentação de qualidade em todos os hospitais públicos. E isso é um reconhecimento do trabalho feito, com muita dedicação, pela nossa equipe para atender as nossas crianças.”

Na área da educação, o governador reafirmou seu compromisso em aumentar o número de creches. “Por isso, vamos construir 50 creches por ano, além de ampliar o número de vagas em instituições conveniadas”, explicou.

Gama – Por fim, uma homenagem ao Gama, cidade com a qual o governador tem profunda ligação, tendo sido médico na Regional de Saúde do Gama durante anos. E para a cidade Agnelo Queiroz anunciou a abertura de um Centro Olímpico. “É um espaço para todos que gostam de esporte, principalmente para as crianças e jovens, que poderão praticar várias modalidades esportivas”, concluiu.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9), às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão: Saúde, Copa do Mundo de 2014, Transporte Público, Conecta-DF, políticas de valorização dos idosos, Cultura e Habitação. Todo o conteúdo está disponível na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. Ali é possível ouvir e baixar os programas. A reprodução é livre, bastando conferir o devido crédito aos realizadores.