Primeiro dia é dedicado a homenagens a personagens importantes
" /> Primeiro dia é dedicado a homenagens a personagens importantes">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
22/10/2011 às 03:00
Primeiro dia é dedicado a homenagens a personagens importantes
Da Agência Brasília
Foi realizada nesta sexta-feira a abertura da 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, que contou com uma representação expressiva de mulheres vindas de todas as regiões do DF, dos mais variados matizes, movimentos sociais e de mulheres, entidades, organizações e autoridades.
A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, Secretária de Estado da Mulher, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, Doutora Olgamir Amancia, a senhora Júnia Puglia, coordenadora de programas da ONU – Mulheres, a senhora Lúcia Camine, representando a ministra Iriny Lopes – secretária de Políticas para as Mulheres, Liege Rocha – Representando a FeDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres e a União Brasileira de Mulheres, reitor da Universidade de Brasília o professor José Geraldo Júnior, a deputada federal Erika Kokay, doutora Danielle Martins – Representando o Ministério Público do Distrito Federal, delegada Mônica, da DEAM, representando a diretora=geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Mailine Alvarenga – a deputada distrital Rejane Pitanga, a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio, a secretária de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal, Josefina dos Santos, secretária-adjunta de Comunicação do Governo do Distrito Federal Ana Helena Paixão.
Durante o ato político aconteceram seis homenagens em três momentos diferentes. No primeiro bloco foram homenageadas jornalista Mara Régia di Perna e a deputada Maria Laura Pinheiro. No segundo momento a homenagem foi para duas mulheres que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade de igualdade, deixando um importante legado às mulheres do Distrito Federal, Adnair França dos Santos e Neide Castanha. Por elas, receberam a homenagem o senhor Jaime Sautschuk, marido de Adinair França dos Santos e a senhora Neuza Castanha, irmã de Neide Castanha.
No último bloco a homenagem foi para todas as mulheres vítimas da violência doméstica, simbolizadas por dois casos recentes de vítimas fatais, Suênia de Sousa Faria e Vanessa Souza Ribeiro dos Santos, recebida por Silene de Souza Faria e Aury Ferreira de Souza, respectivamente.
Ao final do Ato Político, as conferencistas foram brindadas com um jantar.
Papel relevante no governo
Na cerimônia, a secretária-adjunta Ana Helena Paixão representou a Secretaria de Estado de Comunicação Social. A titular da Pasta, a jornalista Samanta Sallum, não pôde participar, pois ainda estava em deslocamento de Zurique para Brasília. Ela acompanhou o governador Agnelo Queiroz a Suíça, onde Brasília foi eleita sede da abertura da Copa das Confederações e palco de sete jogos da Copa do Mundo de 2014.
Ana Paixão destacou que é a primeira vez que uma mulher chefia a Secom do GDF, e que também pela primeira vez uma mulher negra está como adjunta. A subsecretária reforçou a coragem e o compromisso do governador Agnelo Queiroz em confiar essa área tão estratégica a uma mulher e sua equipe técnica (mulheres são maioria na Secom) e do papel de articulação da secretaria com as demais pastas de forma a garantir que a população que mais precisa, como as mulheres chefes de família, tenham acesso a informações que contribuam com a melhoria na qualidade de vida, garantindo condições dignas de saúde, educação, moradia, emprego e renda.
Ressaltou ainda o empenho da equipe Secom para que a comunicação governamental não reproduza nem reforce preconceitos e esteriótipos que explorem a imagem da mulher ou revitimizem as mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social.
Foto: