Comitê Olímpico australiano vem conhecer a cidade e suas instalações esportivas para fazer da Capital Federal uma possível sede de treinamentos para os Jogos Olímpicos de 2016

" /> Comitê Olímpico australiano vem conhecer a cidade e suas instalações esportivas para fazer da Capital Federal uma possível sede de treinamentos para os Jogos Olímpicos de 2016

">

27/10/2011 às 03:00

Austrália quer treinar em Brasília

Comitê Olímpico australiano vem conhecer a cidade e suas instalações esportivas para fazer da Capital Federal uma possível sede de treinamentos para os Jogos Olímpicos de 2016

Por

    Secretaria de Esportes

    O Comitê Olímpico da Austrália chega a Brasília neste sábado (29) para uma visita oficial de dois dias. O objetivo é conhecer a cidade e suas instalações esportivas para fazer da Capital Federal uma possível sede de treinamentos da seleção australiana antes dos Jogos Olímpicos de 2016.
     
    A Capital Federal já está no clima do esporte. Inscrita e pré-selecionada em maio deste ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como um dos locais de treinamento pré-jogos, Brasília ofereceu como opção os espaços do Complexo Aquático Ayrton Senna, o Ginásio Nilson Nelson, o Lago Paranoá, o Autódromo Internacional e o Clube de Golfe. As cinco instalações ainda passarão por vistoria técnica do COB e, se aprovadas, serão oferecidas como locais de treinamento em um documento que será entregue a todos os países participantes das Olimpíadas de Londres, em 2012.
     
    A equipe da Austrália, extremamente organizada, chega à cidade para conhecer não só os espaços cadastrados, como outras opções que Brasília pode oferecer à delegação em 2016. As instalações oferecidas pelo COB são inspecionadas pelo próprio Comitê, mas as delegações dos países têm a opção de escolher outros espaços, responsabilizando-se pela inspeção técnica. No caso da Austrália, a Universidade de Brasília, as instalações esportivas da Secretaria de Educação (CIEF) e o espaço do Complexo do Cave, no Guará, estão na programação.
     
    “Muitos países devem nos procurar para que suas seleções treinem aqui. Brasília é uma ótima opção para pré-treinos, não só pela qualidade dos espaços oferecidos, como também pela curta distância entre as instalações, os hotéis, o aeroporto e o Lago Paranoá, que tem um das melhores raias do Brasil”, afirma o secretário de Esporte, Célio René. O Clube de Golfe, por exemplo, foi dispensado dessa vistoria por já ser reconhecido oficialmente como um dos melhores do país.
     
    A visita começa no sábado, com uma apresentação de Brasília feita pelo secretário de Esporte. No domingo (30), a delegação australiana conhecerá os espaços. A comitiva é composta por integrantes do Departamento de Esportes da Austrália, equivalente ao Ministério, do Comitê Paraolímpico e da Embaixada Australiana.
     
    Treinamento pré-jogos
    Muitos atletas, principalmente os vindos de países mais distantes e frios, chegam aos locais dos Jogos Olímpicos com maior antecedência para adaptação ao clima, com o objetivo de manter o mesmo rendimento que em seus locais de origem. O COB já iniciou a avaliação técnica das instalações candidatas a se tornar local de treinamento pré-jogos, que receberão atletas e equipes de Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais que vão ao país-sede antes dos Jogos. A visita do COB para a inspeção em Brasília está marcada para o início da próxima semana (31/10 e 01/11).

00012198

Foto: Divulgação