Em dois dias, Comitê Olímpico Brasileiro vistoriou o Ginásio Nilson Nelson, o Parque Aquático da Secretária de Esporte e os clubes Naval e Asbac

" /> Em dois dias, Comitê Olímpico Brasileiro vistoriou o Ginásio Nilson Nelson, o Parque Aquático da Secretária de Esporte e os clubes Naval e Asbac

">

01/11/2011 às 03:00

COB finaliza visita a Brasília

Em dois dias, Comitê Olímpico Brasileiro vistoriou o Ginásio Nilson Nelson, o Parque Aquático da Secretária de Esporte e os clubes Naval e Asbac

Por

Com informações da Secretaria de Esporte

A acessibilidade foi a preocupação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no último dia de visitas aos centros esportivos de Brasília. Os dirigentes que chegaram ontem (31/10) ao Distrito Federal inspecionaram o ginásio Nilson Nelson, o Parque Aquático da Secretaria de Esporte e os clubes Naval e da Associação Recreativa e Esportiva do Banco Central (Asbac).

Desde a última sexta-feira (28/10), delegações esportivas estão na cidade para uma série de visitas que começou com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), além dos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos da Austrália, e que terminará na quinta-feira (03/11) com a Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU). Brasília disputa com Taipei, na China, a sede dos Jogos Mundiais Universitários de 2017, a Universíade, e a vinda da comitiva faz parte do processo de escolha da cidade-sede.

“Estamos definitivamente no calendário internacional dos grandes eventos esportivos. O interesse na nossa cidade potencializará o desenvolvimento social e econômico. Além de abrirmos a Copa das Confederações e termos enorme destaque na Copa de 2014, receberemos a Copa América e partidas de futebol das Olimpíadas do Rio de Janeiro, da qual também somos candidatos a centro de treinamento”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Durante as visitas de hoje, os representantes do COB, o professor de Educação Física Victor Neto e o engenheiro Gilmar Leite, observaram os critérios de acessibilidade tanto para atletas quanto para treinadores. As inspeções foram feitas no campo de futebol, sala de ginástica, piscinas, ginásio coberto, quadras de tênis, quadras de areia e área náutica.

O COB está fazendo um levantamento de espaços em todo o Brasil para a realização de jogos e treinamentos antes da competição. Muitos atletas, principalmente os de países mais distantes e frios, deverão vir com maior antecedência para adaptação ao clima, com o objetivo de manter o mesmo rendimento que em seus locais de origem.

A Secretaria de Esporte inscreveu cinco instalações para servirem de treinamento dos pré-jogos: Parque Aquático da Secretaria de Esporte, Ginásio Nilson Nelson, Lago Paranoá, Autódromo Internacional e Clube de Golfe. Esse último foi dispensado da vistoria, por já ser reconhecido oficialmente como um dos melhores do país. O autódromo também já foi pré-aprovado.

Seleção – O processo de seleção das sedes dos pré-jogos foi aberto no início do ano pelo COB. Na primeira fase, as cidades interessadas fizeram a inscrição, sugerindo os locais dos treinamentos. Mais de 550 instalações esportivas foram cadastradas, das quais 364 enviaram os formulários descritivos e serão avaliadas. Mais de 131 municípios de 20 estados das cinco regiões do Brasil estão cadastrados. Em seguida, os representantes das cidades participaram de um seminário do COB, no Rio de Janeiro, para conhecer mais sobre o processo.

O Comitê Olímpico está avaliando todos os projetos, juntamente com vistorias, até 11 de novembro. Dia 25 é o prazo final para encaminhamento de relatórios para as cidades, com orientações sobre os projetos e as mudanças necessárias para atender aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais Olímpicas e Paraolímpicas. O processo será finalizado em janeiro de 2012, com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento. As sedes escolhidas constarão no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016, que será lançado nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.