Diversas ações de combate ao mosquito estão programadas para todo o DF a partir deste sábado (19/11)

" /> Diversas ações de combate ao mosquito estão programadas para todo o DF a partir deste sábado (19/11)

">

18/11/2011 às 13:45

3ª semana de prevenção da dengue

Diversas ações de combate ao mosquito estão programadas para todo o DF a partir deste sábado (19/11)

Por

Secretaria de Saúde

Começa amanhã (19/11) e vai até o dia 26, a 3ª Semana de Prevenção da Dengue. A programação começa às 9h, na estação central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, em um estande onde haverá exposição dialogada e distribuição de panfletos com informações sobre criadouros e fases do Aedes Aegypti.

Em São Sebastião, às 8h de sábado, em frente ao Centro de Saúde, começa o manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água, com panfletagem. As ações serão realizadas nos bairros Centro, Tradicional, Morro Azul, Bom Sucesso e Residencial Oeste de São Sebastião com a participação da Administração Regional, SLU, Programa Saúde da Família, Conselho de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental.

O coordenador geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Ailton Domício da Silva, explica que desta vez as ações serão intensificadas nas áreas mais vulneráveis. De segunda a sexta-feira (21 a 25) no estande que será montado na Praça do Relógio em Taguatinga, técnicos informarão a população sobre como identificar criadouros e as fases de desenvolvimento do mosquito.

No Paranoá e Itapoã, até sábado (26), a Administração Regional e o SLU percorrerão as diversas quadras para limpar bueiros e bocas de lobo além de retirar lixo das ruas. Terça e quarta-feira (22 e 23), servidores da Administração Regional, Núcleo Regional de Vigilância Ambiental e Programa Saúde da Família distribuirão folhetos informativos no comércio do Paranoá.

A prevenção da dengue também será levada às escolas do Paranoá e Itapoã, com apresentação do vídeo “Todos contra a dengue” durante a semana. A Rádio Paranoá vai divulgar o Rap da Dengue na programação com o objetivo de informar sobre as ações em andamento, além de alertar para os perigos da doença.

Na Estrutural, a Administração Regional, o Núcleo Regional de Vigilância Ambiental, o Programa Agente Comunitário de Saúde, o SLU, a Polícia Militar, a Coordenadoria de Cidades e as prefeituras de quadras participarão da Semana de Prevenção da Dengue nas quadras 15 e 16. Está programada a realização de manejo ambiental para recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água, além de panfletagem, inspeção de imóveis e orientação preventiva para dengue, leptospirose, leishmaniose visceral, além de coleta de sangue de cães com suspeita de leishmaniose.

Em Samambaia, as ações de combate a dengue serão levadas às QRs 317, 115 e 315. De segunda a sexta-feira Administração Regional, Vigilância Ambiental, SLU, Programa Agente Comunitário de Saúde e Conselho de Saúde vão alertar a população sobre os cuidados para evitar a dengue, além de fazer uma limpeza geral nas quadras para retirada de lixo e entulho. Dia 26, das 8h às 12h, as ações serão concentradas nas QRs 421 e 423.


Programação

 

19/11 às 8h – São Sebastião, às 8h de sábado, em frente ao Centro de Saúde

 

19/11 às 9h – Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto

 

21 a 25/11 – Praça do Relógio em Taguatinga

 

Até 26/11 – Ruas residenciais e comerciais de Paranoá e Itapoã

 

Até 26/11 – Estrutural, nas quadras 15 e 16

 

Até 26/11 – Samambaia, nas quadras QRs 317, 115 e 315, 421 e 423