01/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Medalha Tiradentes

Governador e vice-governador do Distrito Federal são homenageados com a maior comenda da Polícia Militar em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento da corporação

Por


. Foto: Roberto Barroso

Da Redação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o vice-governador, Tadeu Filippelli, receberam na manhã desta quinta-feira a medalha Tiradentes, a maior comenda da Polícia Militar do Distrito Federal. A cerimônia, realizada no Clube do Exército, homenageou 678 pessoas, entre militares e civis que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da corporação. Dos agraciados, 133 são autoridades civis. Há também militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros Militar do DF e Polícia Militar de outras unidades da Federação.
 
“O culto às tradições e aos valores éticos são a eterna busca dos policiais militares que perpetuam o nome da PMDF na história. A comenda fortalece a autoestima e incentiva o trabalho correto. Todos os que aqui estão se destacam pelo grau de profissionalismo e pela dedicação ao serviço”, elogiou o governador Agnelo Queiroz.
 
Originariamente cunhada em ouro, de forma circular e com efígie do patrono das Polícias Militares, o herói inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), a medalha foi criada em junho de 1980.
 
Também foram homenageados o secretário de Segurança Pública, Sandro Torres Avelar; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto Rosback, e o chefe da Casa Militar do Distrito Federal, tenente-coronel Rogério da Silva Leão, entre outras autoridades.