Além da facilidade para utilizar o portal, os usuários receberão informações atualizadas sobre as ações fiscais e tributárias

" /> Além da facilidade para utilizar o portal, os usuários receberão informações atualizadas sobre as ações fiscais e tributárias

">

01/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Secretaria de Fazenda estreia novo site

Além da facilidade para utilizar o portal, os usuários receberão informações atualizadas sobre as ações fiscais e tributárias

Por

Secretaria de Fazenda

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz) estreia nesta quinta-feira (1º/12) sua nova página na internet. A prioridade da reformulação foi facilitar o acesso ao usuário que, a partir de agora, poderá obter informações sobre os principais tributos de maneira mais rápida e simples.

 

O conteúdo do portal foi totalmente reorganizado em dois menus específicos – Cidadão (pessoa física) e Empresa (pessoa jurídica), destacando os temas de maior interesse. Também está disponível uma nova listagem de serviços, mais completa e acessível. O usuário terá à disposição, ainda, uma descrição breve de cada um dos itens.

 

As notícias de interesse do cidadão são outro destaque do novo portal. A página principal trará informações atualizadas sobre as ações do GDF no campo fiscal e tributário.

 

O design gráfico é moderno e segue o padrão adotado pelo Governo do Distrito Federal desde o início deste ano, já seguido por diversas outras secretarias. O site também acompanha as novas tendências da internet e dispõe de aplicativos que permitirão, em breve, o acesso a redes sociais como Twitter e Facebook.

 

Para uma melhor performance do site, sugere-se a utilização de navegadores de internet mais atualizados.

 

O secretário de Fazenda, Marcelo Piancastelli de Siqueira, lembra que o compromisso de estabelecer um diálogo mais direto com a sociedade está mantido. “A Secretaria já vem divulgando mensalmente o resultado da arrecadação e do Tesouro. No novo site, teremos mais informações de interesse dos cidadãos brasilienses. Vale destacar que a reformulação foi realizada pelos nossos próprios servidores, sem a necessidade de contratações externas”, informa.

 

O novo portal foi uma das ações determinadas pelo ex-secretário de Fazenda, Valdir Moysés Simão, que acompanhou cada passo da reformulação até ser substituído por Piancastelli.

 

Novos equipamentos – Além da mudança gráfica e de serviços, o site “migrou” para equipamentos mais modernos, que garantem melhor performance e maior segurança para todo o sistema. O portal está em condições de operar em caso de pane ou instabilidade elétrica ou de temperatura e teve sua capacidade ampliada para que funcione normalmente mesmo com um alto número de acessos simultâneos. Entre janeiro e outubro deste ano, o site da SEF recebeu 22 milhões de consultas. Em março e abril, período de maior quantidade de visitas, os acessos mensais superaram 3,6 milhões.

 

Segundo o chefe da Unidade de Administração Tecnológica (UAT) da Sefaz, Nélio Lacerda Wanderley, o site da Secretaria de Fazenda não passava por uma renovação há cerca de cinco anos, período muito longo quando se trata de tecnologia da informação. “Os avanços são muito rápidos nesse campo e precisávamos de uma adequação”, disse.

 

Nélio informa que, em breve, o novo site estará vinculado à Infovia – rede ótica de comunicações administrada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O sistema fornece aos órgãos do governo federal, situados na capital do país, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alto desempenho e de alta disponibilidade, proporcionando uma significativa redução dos custos de comunicação de dados.

 

O novo portal também significará redução expressiva do atendimento virtual ou presencial realizado atualmente. O supervisor de autoatendimento da Agência de Atendimento Remoto da Sefaz, Paulo Henrique de Souza Assis, afirma que as novas ferramentas disponíveis no site permitirão ao usuário acessar e utilizar os serviços e até mesmo esclarecer dúvidas, sem auxílio. “Em pouco tempo, o site se tornará uma agência de atendimento on-line, reduzindo o tempo de espera pela informação”, destaca.