Durante quatro dias, vinte grupos representarão o Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás em apresentações inéditas que envolvem fé, tradição e cultura

" /> Durante quatro dias, vinte grupos representarão o Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás em apresentações inéditas que envolvem fé, tradição e cultura

">

06/12/2011 às 03:00

11º Encontro de Folias de Reis

Durante quatro dias, vinte grupos representarão o Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás em apresentações inéditas que envolvem fé, tradição e cultura

Por

Com informações das secretarias de Turismo e de Cultura

Começa nesta quinta-feira (8/12) o XI Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal. Durante quatro dias, vinte grupos representarão Minas Gerais, Goiás e o DF em apresentações inéditas que envolvem fé, tradição e cultura. Rezas, ladainhas, comidas típicas e danças como a catira, o lundu e a curraleira farão parte da programação. O evento vai até domingo (11/12).
 
Além das danças típicas, um dos pontos altos da festa será o palco principal, por onde passarão cantores nacionais e locais. Logo na abertura, o público poderá conferir o show de Almir Sater. Nos demais dias, são esperados artistas como Zé Mulato e Cassiano, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo, Galvan e Galvãozinho, Márcio e Marcelo, Flávio Brasil, Kleuton e Karen, Badia Medeiros, Vandeley e Valtecy, Diego e Gustavo, Luiz Faria e Silva Neto, e o Regional do Tico-Tico, entre outros.
 
No intervalo das atrações, haverá momentos de oração e confraternização. Os almoços e jantares dos foliões, representações teatrais e cantos de agradecimentos mantêm a tradição da festa. O artesanato local também terá destaque em uma exposição.
 
A organização do evento promoverá ainda o concurso de presépios. O objetivo é incentivar os moradores a manterem a tradição de montar a gruta em que Jesus nasceu. Os melhores trabalhos receberão prêmio de até R$ 2 mil.
 
A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos vista pelas comunidades rurais. Iniciada em Portugal e trazida ao DF pelos candangos do Centro-Sul, a festa faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo. A partir deste ano, o Encontro passará por modificações, a fim de democratizar o acesso à festa, que é uma das mais antigas do país.
 
Pela primeira vez, o evento será realizado na Praça São Sebastião, no Setor Tradicional de Planaltina, e não mais no Parque da Cidade. Segundo o coordenador geral do Encontro, Volmi Batista, a mudança de local faz parte do processo de descentralização das ações culturais no DF. “A ideia é estimular o intercâmbio entre os grupos e contribuir no repasse da tradição aos jovens”, explica. Nos próximos anos, a escolha será por meio de sorteio. A ideia é que a Folia passe por todas as Regiões Administrativas.
 
Folias participantes: Minas Brasília (Gama/DF), Irmãos Vieira (Gama/DF), Folia de Reis (Brazlândia/DF), Unidos na Fé (Planaltina/DF), Renovação e União (Planaltina/GO), Tradicional (Formosa/GO), João Timóteo (João Pinheiro/MG), Estrela da Guia (Granja do Torto/DF), Devotos dos Magos (Unaí/MG), Mirim e D. Joaquina (Urucuia/MG), Dom Bosco (Dom Bosco/MG), Pedregal (Novo Gama/GO), Saudade do Interior (São Sebastião/DF), Folia de Reis (Lontras/MG), Folia de Reis (Cristalina/GO), Tradicional (Arinos/MG), Folia de Reis (Bonito/MG), Folia de Santos Reis (Silvânia/GO), Seis Vozes (Sagarana e Arinos/MG), Folia de Reis (Formoso/MG), Feminina (Vazante/MG), Folia Reisada (Bebedouro/BA) e Catira do Colégio Agrícola (Planaltina/DF)