Em janeiro, será apresentada proposta de enquadramento dos corpos hídricos, orientações para outorga, diretrizes para a cobrança pelo uso da água e indicações para a elaboração de planos de bacia

" /> Em janeiro, será apresentada proposta de enquadramento dos corpos hídricos, orientações para outorga, diretrizes para a cobrança pelo uso da água e indicações para a elaboração de planos de bacia

">

06/12/2011 às 03:00

Documento analisa situação dos Recursos Hídricos no DF

Em janeiro, será apresentada proposta de enquadramento dos corpos hídricos, orientações para outorga, diretrizes para a cobrança pelo uso da água e indicações para a elaboração de planos de bacia

Por

Com informações da Adasa

O Grupo de Trabalho responsável por acompanhar a revisão do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH) recebeu nessa segunda-feira (05/12) o Relatório Parcial nº 03, que contém as atualizações do diagnóstico da atual situação dos recursos hídricos no Distrito Federal.
 
O documento analisa a disponibilidade, a demanda e a qualidade da água e qual é a carga poluidora lançada nos corpos hídricos. Com base nesses dados, foi feito o balanço hídrico de todas as bacias e 40 sub-bacias hidrográficas do DF, indicando que, “na maioria delas ainda há alguma folga entre a oferta e a demanda”.
 
O relatório alerta quanto ao Médio Descoberto, Ribeirão do Torto e bacia do Pipiripau, onde “a situação é crítica, com a demanda superando a disponibilidade de água superficial nos períodos de estiagem, gerando situação de conflito entre irrigação e abastecimento humano”.
 
O relatório indica ainda as ações que podem ser empreendidas para melhor gestão e operação das estruturas: possível implantação de novos barramentos e transposições entre bacias, principalmente para abastecimento humano.
 
O engenheiro Sidnei Agra, da Ecoplan Engenharia, empresa responsável pela consultoria, informou que, até o final de janeiro de 2012, será entregue o penúltimo produto – Diretrizes para os instrumentos de Gestão – e, em fevereiro, será concluída a revisão do PGIRH.  Em janeiro, o documento apresentará a proposta de enquadramento dos corpos hídricos, as orientações para outorga, diretrizes para a cobrança pelo uso da água e as indicações para a elaboração de planos de bacia.
 
Todos os documentos gerados até agora (RTP1, RTP2 e RTP3) estão disponíveis para consulta e participação de todos os interessados. Basta acessar o site www.adasa.df.br e clicar no ícone “Revisão do PGIRH”.
 
O Grupo de Trabalho responsável por acompanhar a revisão do PGIRH é formado por técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Sindicato Rural.