Ações de fiscalização serão tema de encontro realizado amanhã

" /> Ações de fiscalização serão tema de encontro realizado amanhã

">

12/12/2011 às 03:00

Caesb promove seminário de ações de fiscalização

Ações de fiscalização serão tema de encontro realizado amanhã

Por

Caesb

 

A Caesb realiza nesta terça-feira (13/12) o Seminário de Integração das Ações de Fiscalização, com o tema “Água de Chuva não é Esgoto”. Um dos objetivos do seminário é promover o encontro de agentes fiscais do GDF para debater procedimentos que evitem a elevação do aporte de águas pluviais em redes de esgotos nos períodos chuvosos.

 

Serão discutidas as ações de fiscalização e orientação hidrossanitárias executadas pela Caesb que visam garantir que o sistema de esgotamento sanitário seja utilizado de forma adequada conforme disposto em normas técnicas e legislação ambiental.

 

Uma das inadequações no uso do sistema de esgotamento sanitário é o acréscimo significativo do aporte de águas pluviais devido às interconexões irregulares em redes de esgoto. As Estações de Tratamento de Esgotos – ETEs no Distrito Federal apresentam problemas operacionais nos períodos de chuva em função do acréscimo significativo das vazões afluentes. Como os períodos de chuva e estiagem são bem definidos no Distrito Federal, pode-se constatar nitidamente o incremento das vazões afluentes às ETEs em função da precipitação, além de mudanças nas características do esgoto afluente devido ao efeito de diluição dos esgotos sanitários.

 

Este aporte de águas pluviais à rede coletora de esgotos sanitários provoca problemas no sistema de tratamento como: sobrecarga hidráulica nas unidades de tratamento preliminar e primário; possibilidade de lavagem da biomassa na etapa biológica do processo de tratamento; carreamento de material sólido, em função da sobrecarga dos desarenadores, para as etapas seguintes do processo de tratamento, o que pode ocasionar a abrasão e o desgaste das tubulações e bombas; sedimentação do material sólido nos decantadores primários e obstruções nas placas dos difusores que compõem os reatores biológicos; além de despesas adicionais ligadas diretamente ao aumento da vazão afluente, como por exemplo, o consumo maior de produtos químicos.

 

A questão das ligações clandestinas consiste num problema que ocorre na maioria dos sistemas de esgotamento sanitário no Brasil, sendo que no Distrito Federal requer maior monitoramento e controle, principalmente devido às características de ocupação do solo e utilização dos recursos hídricos nas bacias de esgotamento das ETEs operadas pela CAESB.

 

Veja a programação no link Seminário de Integração das Ações de Fiscalização (.pdf)

Seminário de Integração das Ações de Fiscalização

Tema: “Água de Chuva não é Esgoto”

Data: 13 de dezembro de 2011

Horário: 8h30 às 18h

Local do Evento: Centro de Gestão Administrativa da Caesb – Av. Sibipiruna, Lts 13/21, Teatro Água Claras, Águas Claras, Brasília-DF

Custo: Gratuito

Mais Informações pelos telefones 3312-2099 e 3213-7585.