Secretaria de Esporte já abriu inscrições para a 42ª edição da maior corrida de rua do DF. Em 2012, a Corrida de Reis será no dia 28 de janeiro

" /> Secretaria de Esporte já abriu inscrições para a 42ª edição da maior corrida de rua do DF. Em 2012, a Corrida de Reis será no dia 28 de janeiro

">

21/12/2011 às 03:00

Corrida de Reis 2012 espera receber 6 mil atletas

 

Secretaria de Esporte já abriu inscrições para a 42ª edição da maior corrida de rua do DF. Em 2012, a Corrida de Reis será no dia 28 de janeiro

Por

   
Da Redação, com informações da Secretaria de Esporte

    A 42ª Corrida de Reis foi lançada nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Esporte. Com nova data, marcada para o dia 28 de janeiro, o Governo do Distrito Federal espera receber seis mil inscrições, fazendo desta edição a maior já realizada. Assim como para a Corrida de Reis que ocorreu no começo deste ano, as inscrições são gratuitas.

    “A Corrida de Reis é a segunda mais importante corrida de rua do país, mas queremos mais do que isso: pretendemos transformá-la em um dos maiores eventos do Brasil”, afirmou o secretário de Esporte, Célio René.

    A Presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal e pentacampeã da prova, Carmem de Oliveira, comemora: “Há muitos anos os atletas reivindicavam uma nova data da Corrida, pois, por ser muito no começo do ano, ela ficava próximas às festividades e muito perto da Corrida de São Silvestre, o que prejudicava os treinos de alguns corredores”.

    A prova terá dois percursos. O principal, de 10 km, terá largada no Ginásio Nilson Nelson, sentido Palácio do Buriti, passando pelo Centro de Convenções, Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional. O retorno ocorrerá no sentido do Teatro Nacional, com subida no Eixo Monumental e com a chegada no Nilson Nelson. No percurso participativo, de 6 km, os atletas retornarão a partir da rodoviária do Plano Piloto.

    As inscrições ficam abertas até 14 de janeiro na página www.corredorderua.com.br ou nos Centros Olímpicos.

    Novidades – As novidades vão além da prática do esporte e do incentivo à saúde. O GDF quer também que todos os brasileiros venham conhecer Brasília e seus pontos turísticos. Em uma parceria com a Secretaria de Turismo, foi firmado um convênio com a Brasília Convention e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no DF (Abrasel-DF), para descontos em hotéis e restaurantes da cidade. “Queremos trazer participantes de fora do estado para conhecer melhor Brasília. Poucas cidades do mundo apresentam a magnitude dos pontos turísticos da capital federal. Com as parcerias, ofereceremos descontos e atividades para uma vasta programação turística”, comentou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

    Os moradores do DF também terão benefícios. A Secretaria de Esporte disponibilizará ônibus gratuitos para trazer os atletas que fizerem suas inscrições nos Centros Olímpicos. As oito unidades espalhadas pelo DF serão ponto de partida para a competição – Ceilândia, São Sebastião, Samambaia, Gama, Recanto das Emas, Estrutural, Brazlândia e Santa Maria.
    
    Tradição – A Corrida de Reis acontece desde 1971. Na primeira edição, 42 atletas largaram no eixo rodoviário sul e chegaram à antiga sede da TV Brasília, na via W3 Sul. Para a edição deste ano, 3,5 mil pessoas se inscreveram oficialmente. A Corrida de Reis se tornou a maior corrida de rua do Distrito Federal e já contou com a participação de atletas olímpicos. Os desportistas Carmem de Oliveira (cinco vezes campeã) e Valdenor do Santos (sete medalhas) são os maiores vencedores da Corrida até hoje.